Estudo
Publicado em
8/9/22

Setembro Amarelo: a data que marca a Campanha de Prevenção ao Suícidio

Escrito por:
Setembro Amarelo: a data que marca a Campanha de Prevenção ao Suícidio

Em setembro, muitos monumentos são iluminados na cor amarela, isso ocorre porque o mês é conhecido como Setembro Amarelo, cor que se refere à Campanha de Prevenção ao Suicídio.

Neste texto, entre outras coisas, falaremos sobre como surgiu essa campanha, qual a importância e como ajudar pessoas em sofrimento psicológico, E ainda, traremos uma lista de lugares com atendimento psicológico acessível. Confira!

Como surgiu?

O Setembro Amarelo surgiu em 1994 nos Estados Unidos, após o jovem Mike Femmer, de 17 anos, cometer suicídio. Antes da sua morte Mike restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Em sua homenagem, no seu enterro seus pais levaram fitas amarelas com os dizeres “se você precisar, peça ajuda”. A cor e a fita amarela usadas no mundo todo durante o mês de setembro é uma homenagem a essa história.

Já no Brasil, a data surgiu em 2014, de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria. Além do Setembro Amarelo, no dia 10 do mesmo mês também é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Qual a importância do Setembro Amarelo?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos em todo o mundo - número maior que o de pessoas que morrem por AIDS ou malária. Na maioria das vezes, os casos estão relacionados com doenças mentais como depressão e transtorno bipolar que não receberam tratamento adequado.    

Apesar do número de suicídios estar caindo em todo o mundo, nas Américas sofreu um aumento de quase 20% no período entre 2000 e 2019.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) destaca que o combate a estigmatizarão é uma das principais armas na prevenção ao suicídio. Promover um ambiente adequado para que pessoas em sofrimento mental possam procurar ajuda é fundamental.

Todos os anos, um tema é escolhido como norteador de campanhas e ações durante o Setembro Amarelo e o deste ano foi: 'a vida é a melhor escolha'.

A redução do estigma em torno do cuidado à saúde mental é fundamental na redução de casos de suicídio. Foto: Reprodução/Adobe Stock
A redução do estigma em torno do cuidado à saúde mental é fundamental na redução de casos de suicídio. Foto: Reprodução/Adobe Stock

Ações ao longo do mês no Brasil

Desde 2015, todos os anos entidades de diversos setores promovem campanhas voltadas à prevenção do Suicídio. É possível encontrar ações específicas para cada região em praticamente todos os estados do país. 

De forma mais duradoura, o Conselho Federal de Medicina possui uma cartilha para orientar profissionais de saúde a respeito do suicídio. Além disso em 2019 foi a criada a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio que tem como alguns dos objetivos a promoção da saúde mental, a garantia ao acesso à atenção psicossocial para pessoas em sofrimento agudo e controlar os fatores determinantes e condicionantes da saúde mental.

Saiba como ajudar

Saber identificar pessoas em sofrimento mental é uma das estratégias na prevenção aos suicídios. 

Alguns sinais que podem demonstrar que uma pessoa está neste estado são: 

  • Desinteresse em atividades do cotidiano como estudos e trabalho;
  • Isolamento;
  • Apresentar mudança de hábitos alimentares e de sono; 
  • Desejo repentino de concluir afazeres;
  • Ser portador de doenças graves ou crônicas debilitantes como câncer e epilepsia.

Ao perceber alguns desses sintomas é fundamental se mostrar aberto e ter respeito ao sofrimento do outro, o encaminhamento a um atendimento médico adequado é necessário para que o tratamento ocorra de maneira adequada.

Alguns lugares possuem atendimento psicológico gratuito ou com preço acessível para a população. Entre eles estão:

  • Centro de Valorização à Vida (CVV): O CVV possui atendimento psicológico de graça. Você pode acessar através do site, e-mail ou ligando 188.
  • Faculdades: A maioria das faculdades federais oferecem atendimento psicológico gratuito para toda a comunidade, além disso, grande parte das instituições privadas também oferecem atendimento gratuito ou com preço reduzido. Você pode buscar consultando o Centro de Psicologia mais próximo da sua casa.

Além disso, alguns aplicativos gratuitos como o Happify, Cíngulo e Calm ajudam no autocontrole de sintomas de sintomas de ansiedade e ataque de pânico. 

Conclusão

O Setembro Amarelo surgiu com o objetivo de ajudar na campanha de prevenção ao suicídio. No mês diversas ações em todo o mundo são lançadas na redução do estigma com o cuidado da saúde mental.  Aqui no Eu Médico Residente, trazemos textos sobre diversas questões ligadas à saúde mental em nosso blog, acesse e conheça.

Se você precisar de ajuda, o número 188 do Centro de Valorização à Vida, funciona gratuitamente 24 horas por dia. 

Leia mais: