Olá futuro residente!
Hoje falaremos sobre mais um processo seletivo nordestino para a residência médica. O processo seletivo para a residência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é realizado pelo Centro de Ciências Médicas, Campus I da UFPB situado na cidade de João Pessoa. Por isso, as provas são realizadas nesse campus e nessa cidade.
Sobre a UFPB
A UFPB é uma das instituições mais renomadas do país. Quem optar por cursar a residência nessa instituição, e passar ganharão uma bolsa de estudos no valor de R$ 4.106,09 e terão direito à moradia e alimentação, férias e licença paternidade e maternidade.
A residência conta ainda com um treinamento em serviço da residência que é feito sobretudo, no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba. Mas não só nele. Por isso, a Universidade tem convênio com outras unidades de saúde, como:
- Unidades Básicas de Saúde;
- Centros de Atenção Psicossocial;
- Centro de Práticas Integrativas
- Instituto Cândida Vargas;
- Centros de Atenção Integral à Saúde;
- Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga;
- Complexo de Pediatria Hospital Arlinda Marques;
- Complexo Hospitalar Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma de Mangabeira);
- Hospital Napoleão Laureano;
- Hospital Santa Isabel;
- Hospital General Edson Ramalho;
- Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena;
Cronograma
- Período de inscrição: 24/10/2022 a 21/11/2022
- Pagamento da taxa de inscrição: até 22/11/2022
- Realização da prova objetiva: 11/12/2022
- Divulgação do gabarito oficial: até 16/12/2022
- Resultado final: 27/01/2023
- Matrícula: 13 a 16 de fevereiro de 2023
- Início da residência médica: 01/03/2023
Inscrições
As inscrições para a residência deverão ser feitas através do o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), na guia Processo Seletivo, além disso, só é possível escolher apenas uma especialidade dentre as 14 disponíveis. E já no ato de inscrição o candidato deverá anexar Histórico Escolar completo, fornecido pela Instituição de Ensino Superior com o Coeficiente de Rendimento Acadêmico.
A taxa de inscrição é de R$ 400,00 e deverá ser paga até 22 de novembro deste ano. Candidatos que tenham renda familiar inferior a três salários-mínimos ou que estejam cadastrados no CadÚnico têm direito à isenção. Se o valor da taxa for superior a 30% de sua renda e você não tiver dependentes ou superior a 20% e você tiver até dois dependentes ou superior a 10% e você tiver mais de dois dependentes também têm direito à isenção.
Análise Curricular
A análise curricular será feita através da avaliação do Histórico Escolar e tem caráter apenas classificatório, ela vale até 10 pontos. Nele precisa constar o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), o que corresponde a sua média geral do curso, já que é essa nota que será usada como critério de classificação.
Vagas para especialidades com acesso direto
Vagas para especialidades com pré-requisito
Como é a prova objetiva?
As provas do acesso direto são diferentes, em alguns aspectos, da prova que exige algum pré-requisito específico. De maneira geral, elas têm uma duração total de 3 horas e são de caráter eliminatório. Além disso, as provas equivalem aos outros 90% da nota final. Você só será classificado se a sua nota for 50% maior ou igual a nota geral do programa escolhido.
Falando especificamente da prova do programa de acesso direto, ela exige um conhecimento geral em medicina. Desse modo, possui 50 questões de múltipla escolha (5 alternativas), cada uma tem peso de 1.8. Elas são divididas por 5 áreas: Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica e Pediatria. Sendo 10 questões por área. O conteúdo de cada prova pode ser estudado através da bibliografia específica disponibilizado no fim do edital.
A prova dos programas com pré-requisitos é específica, ou seja, os assuntos são relativos àquela especialidade escolhida. Ao contrário da prova de acesso direto, aqui são 30 questões para cada um dos pré-requisitos. Cada uma das questões tem peso 3.0, sendo também de múltipla escolha, com 5 alternativas.
Classificação Final e Desempate
O cálculo da nota final é feito através da soma da quantidade de questões acertadas na prova objetiva vezes o peso de cada questão, somado a nota do Coeficiente de Rendimento Acadêmico. Por fim, o processo seletivo da UFPB estabelece uma lista de critérios de desempate, que estão dispostos abaixo na sua respectiva ordem:
- Idade mais elevada;
- Renda inferior a 10 salários-mínimos, ou menor renda familiar;
- Maior Nota da Prova de Conhecimentos Gerais (para as opções com acesso direto) ou maior nota na Prova Específica (para as opções com pré-requisito);
- Maior pontuação do CRA ou equivalente;
- Egresso da UFPB;
Quais os conteúdos que mais caem na prova de residência médica da UFPB?
O Eu Médico Residente fez um levantamento sobre os assuntos com maior incidência na prova da UFPB para te auxiliar a direcionar os estudos. Confira a seguir:
Cirurgia
- Abdome agudo
- Perioperatório e REMIT
- doenças benignas das vias biliares
- Trauma de tórax
Ginecologia e Obstetrícia
- Sofrimento fetal
- Pré-natal
- Dismenorreia
- Neoplasias de colo de útero e lesões precursoras
- Parto: assitência ao parto
Pediatria
- Crescimento e desenvolvimento
- Aleitamento materno
- Diarreia e desidratação
- Infecção de vias aéreas inferiores
Medicina preventiva e social
- Atenção básica: estratégia de saúde da família, NASF e princípios da atenção primária
- Estudos epidemiológicos: fórmulas e cálculos
- SUS: princípios
Bons estudos!
Leia Mais: