Olá, futuro residente!
Hoje viemos falar sobre o processo seletivo de residência médica do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, o HOS-SP. O certame conta apenas com vagas para Oftalmologia e Otorrinolaringologia e é dividido em duas etapas.
Cronograma para o processo seletivo de residência médica HOS-SP 2025
- Período de inscrição: das 10h do dia 14/08/24 até 12/09/24
- Prova Objetiva: 13/10/2024
- Gabarito oficial: 14/10/2024, às 10h
- Prazo para envio do currículo: de 02/12/2024 a 06/12/2024
- Análise e arguição de currículo: 13/12/2024
- Matrícula: 06/01/2025 a 10/01/2025
Inscrições para o processo seletivo de residência médica HOS-SP 2025
As inscrições irão das 10 horas do dia 14 de agosto até o dia 12 de setembro, e podem ser feitas através do site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Fundação Vunesp e só é possível se inscrever em apenas uma vaga. A taxa de inscrição é no valor de R$600 e deve ser paga até 13 de setembro, não sendo possível solicitar isenção do pagamento.
Vagas para a residência médica HOS-SP 2025
Como é a prova de residência médica HOS-SP?
O processo seletivo HOS-SP é dividido em duas fases. A primeira, a prova objetiva, é organizada pela Fundação Vunesp. Já a segunda, análise curricular, arguição e entrevista é de responsabilidade do Hospital Oftalmológico de Sorocaba.
Prova Objetiva
A prova objetiva irá acontecer no dia 13 de outubro e terá duração de quatro horas. Nessa fase, o candidato pode obter até 90 pontos e serão desclassificados os candidatos que obtiverem menos de 45 pontos. O exame é constituído por 100 questões divididos da seguinte forma:
- 20 Questões sobre Cirurgia Geral;
- 20 Questões sobre Clínica Médica;
- 20 Questões sobre Obstetrícia e Ginecologia;
- 20 Questões sobre Pediatria;
- 20 Questões sobre Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva;
Análise, arguição e entrevista curricular
Serão classificados para esta etapa, os 32 candidatos de Oftalmologia e 12 de Otorrinolaringologia que obtiverem as maiores notas. Na segunda fase os candidatos serão entrevistados sobre seus currículos e serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- Interesse;
- Comprometimento;
- Capacidade de liderança e resolução de conflitos;
- Conhecimento da Língua Inglesa.
Para isso, eles devem enviar currículo lattes para o e-mail ceo@bos.org.br entre os dias dois e seis de dezembro. A análise e arguição acontecerá em Sorocaba, no período da manhã do dia 13 de dezembro. Nesse dia o candidato deverá levar certificados e declarações originais como diploma de graduação e projetos de pesquisa, por exemplo.
Nota Final e Desempate
Candidatos que fizeram parte de Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC), a partir de 2015 têm direito a acréscimo de 10% na nota final da primeira e segunda fase, desde que tenham obtido ao menos 45 pontos na primeira fase. Para ter direito a bonificação, os candidatos deverão enviar comprovantes da participação durante o período de inscrição.
A nota final é calculada pela soma da 1ª etapa, que vale até 90 pontos, e da 2ª, que corresponde a até 10 pontos, além de bonificação caso o candidato tenha. Caso haja empate da nota final, o desempate é feito obedecendo os seguintes critérios, em ordem:
- maior nota na prova objetiva;
- maior nota na arguição curricular e entrevista;
- maior idade.
Boa prova!
Leia Mais:
- Edital UNIFESP 2025 de residência médica: confira todas as informações
- Edital Sírio Libanês 2025: inscrições abertas para a prova de residência médica
- Residência Médica Einstein 2024/2025: Inscrições abertas
- Revisão Eu Médico Residente: veja como se preparar nesta reta final
- Medtrack: revolucione a sua forma de estudar para a residência médica