Depois de passar pelas duas etapas do Revalida: prova objetiva e discursiva, e a prova prática, e ter o seu diploma revalidado, o médico estará apto a entrar no mercado de trabalho brasileiro.
A partir disso, é possível atuar tanto no setor privado quanto no público, assim como qualquer médico formado no Brasil.
Mas como é o mercado de trabalho para os médicos que fizeram o revalida? É possível atuar em qualquer área da medicina? No nosso post de hoje traremos as respostas para essas e outras perguntas.
Mercado de trabalho após a aprovação no Revalida
O mercado de trabalho brasileiro não determina um salário mínimo para essa classe, contudo, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) recomenda para 2022 que o piso salarial por 20 horas semanais trabalhadas seja de R$ 17.742,78.
A Fenam também sugere que o valor base cobrado pela consulta seja de R$ 217,89. Esses são os valores referência encontrados pelos médicos que revalidaram o seu diploma no Brasil, tanto para o setor privado, quanto para o setor público.
Além disso, é preciso dizer que a concentração de médicos é maior no setor privado, segundo a pesquisa Demografia Médica 2020, quando comparados aqueles que atuam no setor público, e até mesmo quando comparados aqueles que atuam nos dois setores, concomitantemente.
Veja a seguir quais são as áreas nas quais o médico pode atuar, ainda conforme a mesma pesquisa.
Mercado de trabalho para médicos no setor público
As áreas nas quais os indivíduos que fizeram medicina podem atuar são:
- Atenção primária: Unidade Básica de Saúde, posto de saúde ou Estratégia Saúde da Família);
- Atenção ambulatorial especializada: serviços ambulatoriais, ambulatórios de especialidades, Assistência Médica Ambulatorial, Centros de Atenção Psicossocial, hemocentros, serviços de HIV-Aids, reabilitação e saúde do trabalhador;
- Rede de urgência e emergência: pronto socorro, Unidades de Pronto-atendimento, atendimento pré-hospitalar, resgate, Samu;
- Atenção hospitalar: hospital público da administração direta de municípios, estado e União, hospital universitário, filantrópico, Santa Casa e outros;
- Universidade e instituições de pesquisa públicas; e
- Serviços e atividades relacionadas a gestão, administração, vigilância, entre outros.
Mercado de trabalho no setor privado
No setor privado, é possível atuar em áreas comuns ao setor público, mas em algumas outras bastante diferentes, como:
- Consultório particular (próprio ou dividido com colegas);
- Clínica ou ambulatório privado;
- Clínicas populares de consultas;
- Hospital privado;
- Laboratório de diagnóstico privado;
- Indústria farmacêutica;
- Setor médico de empresa; e
- Universidade privada.
O médico aprovado no revalida tem dificuldade de conseguir emprego?
Para a maioria dos médicos que fizeram faculdade no exterior não existe dificuldade alguma em ingressar no mercado de trabalho após ter feito o Revalida.
De acordo com a médica Suellen Bárbara, que conseguiu a revalidação do diploma no começo de 2022, não existe dificuldade ou nenhum impeditivo ao buscar um emprego simplesmente pelo fato de ter feito o Revalida.
Todos os colegas dela tiveram facilidade em ingressar no mercado de trabalho. Inclusive, até a própria médica, mesmo com o seu diploma ainda em revalidação, recebeu duas propostas de emprego.
Isso mostra que a empregabilidade na área médica é boa, por isso quem cursou medicina fora do país, raramente, fica desempregado por esse fato.
Até porque, o nível de conhecimento e dedicação são os fatores mais relevantes na busca por uma vaga de trabalho, não a instituição na qual o indivíduo se formou.
Conclusão
O mercado de trabalho para os médicos que fazem o Revalida é o mesmo para os médicos formados no Brasil.
Eles podem atuar no setor público ou privado, dependendo apenas da sua área de interesse, pois ter feito a faculdade no exterior não é um impeditivo para trabalhar com a medicina no país.
Leia mais: