Olá, futuro residente!
E, mais uma vez, o Eu Médico Residente está aqui para informar que as inscrições para mais uma prova de residência médica estão abertas. Dessa vez é para o processo seletivo de residência médica PSU-MG 2025.
- PSU-MG 2025: Confira o edital de residência médica
- Residência médica PSU-MG: Veja a concorrência 2024
Cronograma da residência médica PSU-MG 2025
- Período de inscrição e envio de documentos do currículo: 30/09/2024 a 14/10/2024, das 9h às 18h
- Prova escrita e divulgação do gabarito: 01/12/2024
- Resultado definitivo da prova objetiva (previsão): 19/12/2024
- Resultado da análise curricular: 21/01/2025
- Classificação final - Convocação: 30/01/2025
- Início dos programas: 01/03/2025
Inscrição PSU-MG 2025
A inscrição começa hoje, 30 de setembro, e se estende até o dia 14 de outubro. Ela pode ser realizada por meio deste link. A taxa é de R$240,00. Para quem vai fazer esta prova, saiba que é possível fazer a inscrição para mais de uma especialidade, em diferentes instituições, nesse caso deverá ser pago taxa de inscrição por cada vaga desejada. No entanto, não é possível realizar a inscrição para mais de um programa de residência médica com acesso direto, mas isso não se aplica aos participantes que farão as provas com pré-requisito.
Vale salientar também que, durante o período de inscrições deve ser feito o envio do curriculum vitae do participante - de acordo com o modelo fornecido pelo edital - para análise na segunda fase do processo seletivo. Para isso, devem ser observados os seguintes pontos:
- As cópias dos comprovantes deverão ser autenticadas em cartório, quando for o caso, conforme orientação no modelo de avaliação curricular, rubricadas e identificadas com número do item pontuado, e a seguir digitalizadas para envio.
- Todas as cópias e originais deverão ser mantidos em poder do candidato e poderão ser exigidos a qualquer momento pela comissão organizadora por amostragem, ou em caso de necessidade ou esclarecimento.
Como funcionam as cotas no PSU-MG?
Pessoas com deficiência
Esse certame reserva vagas para candidatos com deficiência em especialidades que tenham pelo menos cinco vagas ao total. Podem se candidatar a essas vagas pessoas com deficiência físicas, auditivas ou visuais. Para concorrer à cota de deficiência o candidato deverá enviar, durante a inscrição, relatório médico, informando tipo da deficiência e CID. O edital expressa ainda que pode solicitar mais documentos e que o candidato se submeta a uma banca avaliadora.
Mas atenção: pessoas com as seguintes deficiências não podem se candidatar como cotistas:
- Deformidades estéticas;
- Deficiências sensoriais que não impliquem impedimento e restrição para o seu desempenho no processo de ensino aprendizagem;
- Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares (CID 10-F81);
- Dislexia e outras disfunções simbólicas (CIDR48);
- Transtornos hipercinéticos (CID 10- F90);
- Transtornos mentais e comportamentais (CID 10-F00 – F99);
- Mobilidade reduzida.
Pessoas pretas
Aqui também há reserva de vagas para especialidades com pelo menos cinco vagas ao total. Para concorrer a uma dessas vagas o candidato deverá se declarar preto no momento da inscrição e preencher o Formulário de Confirmação da Autodeclaração – Cor Preta. Caso uma pessoa preta e com deficiência desejar, pode concorrer ao mesmo tempo a ambas as cotas. Além disso, esses candidatos deverão se submeter, no mesmo dia da prova objetiva, à banca de verificação.
Leia mais:
- PSU-GO abre as inscrições para a residência médica 2025
- Enare 2024: confira a relação candidato/vaga da residência médica
- Dicas para se Destacar durante a Entrevista de Residência Médica
- Estou estudando da maneira correta para a residência médica?
- Dicas para Melhorar seu Desempenho nas Provas de Residência Médica: Guia Completo