O edital do ENARE 2024 já está liberado, confira aqui o texto na íntegra feito pela equipe de redação do Eu Médico Residente.
Olá, futuro residente!
Para você que irá fazer o ENARE 2023, confira todos os detalhes aqui.
O Exame Nacional de Residência (ENARE) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como banca realizadora a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
É um projeto recente, que foi lançado em 2020 e tem como objetivo facilitar o processo seletivo para a residência médica, multiprofissional e uniprofissional.
Sendo assim, facilita o acesso as provas de residência, não só por descentralizar os polos de realização, como também porque o custo da prova é menor.
Além dessas existem outras vantagens para quem faz o ENARE. São elas:
- Única data para a realização das provas por todo o Brasil
- Maior número de vagas
- Padronização do processo seletivo
- Menos burocracia
- Menor custo com deslocamento
As provas do ENARE são realizadas em todas as capitais brasileiras e em mais 23 cidades estratégicas no país, como: Uberlândia (MG);Araguaína (TO); Campina Grande (PB); Londrina (PR) e Feira de Santana (BA) e Petrolina(PE).
Ainda tímida em 2020, a edição 2021/2022 teve um crescimento expressivo do número de vagas e de instituições. O edital do ENARE 2021/2022 está ofertando 3,2 mil vagas ao total e conta com a participação de 81 instituições pelo Brasil.
Para a residência médica especificamente estão sendo oferecidas 2.414 vagas, contado com aquelas reservadas para o serviço militar obrigatório.
Diante disso, pensando em você, criamos o extensivo ENARE 2022.
Ele conta com cerca de 100 aulas e cada uma delas vem acompanhada do 'dica de prova', da apostila em formato de E-book, do resumo e do mapa mental referente ao assunto. Ah! E claro, não poderiam faltar os simulados EMR semanais.
Todo o curso foi pensado para que você aprenda os temas da mesma forma como são cobrados na prova, para que você otimize o seu tempo de estudo. Vem estudar com agente e garantir a sua tão sonhada aprovação na residência!
Cronograma ENARE 2022
- Período de inscrição: 20/10/2021 a 09/11/2021
- Prova escrita e gabarito preliminar: 12/12/2021
- Resultado preliminar do exame escrito: 10/01/2022
- Gabarito definitivo: 24/01/2022
- Envio via link da documentação para análise curricular: 20/10/2021 a 19/11/2021
- Resultado preliminar da análise curricular: 24/01/2022
- Resultado definitivo da análise curricular e nota final: 02/02/2022
- 1ª escolha para admissão: 03/02/2022 a 07/02/2022
- Resultado da 1ª escolha: 08/02/2022
- 2ª escolha para admissão: 09/02/2022 a 11/02/2022
- Resultado da 2ª escolha: 14/02/2022
Gabarito definitivo e resultados preliminares ENARE
O gabarito definitivo já se encontra disponível, assim como os resultados preliminares da prova objetiva e da análise curricular. Confira abaixo:
Como funciona o ENARE?
O ENARE/EBSERH residência médica se dá em uma única fase, composta por duas etapas.
A primeira é a prova teórico-objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que equivale a 90% da nota final.
Já a segunda fase é a análise curricular, de caráter apenas classificatório e equivalente a 10% da nota final.
Para ser considerado apto para esta fase, o candidato precisa alcançar uma pontuação mínima de 50 pontos na prova objetiva.
Acesso direto
Prova objetiva
Composta por 100 questões de múltipla escolha (1 ponto por questão) - com 5 alternativas - versando sobre as 5 áreas básicas: Clínica Médica, Medicina Preventiva e Social, Pediatria, Cirurgia Geral e Obstetrícia e Ginecologia.
O número de questões para cada uma delas é dividido proporcionalmente. Sendo assim, são 20 questões sobre cada área.
O máximo de pontos a serem obtidos no exame escrito é de 100 pontos.
Análise curricular
O candidato deve enviar o seu currículo por meio do link Cadastro e Envio dos documentos de Análise Curricular e PROVAB/PRMGFC, que somente estará disponível durante o período informado no cronograma.
Vale salientar que os documentos comprobatórios devem ser enviados como arquivos nos seguintes formatos: PNG, JPG, JPEG ou PDF.
Ademais, o tamanho de cada arquivo deve ser de no máximo 20MB. Caso isso não seja cumprido, o candidato será eliminado.
Dentre outros elementos analisados, no seu currículo deve constar:
- Programa ou projeto de Extensão na área de saúde devidamente cadastrado na Pró-reitoria ou Coordenação de Extensão da IES (no mínimo 30 horas na atividade): 2 pontos por projeto. Máximo de 6 pontos;
- Trabalhos científicos apresentados em Congresso Médico Regional / Local: 1 ponto por trabalho apresentado. Máximo de 4 pontos;
- Participação em Congresso Médico, Simpósio ou Jornada: 1 ponto por participação. Máximo de 3 pontos;
- Participação em Ligas Acadêmicas cadastradas na Pró-reitora de Extensão ou Coordenação de extensão da Instituição de Ensino com duração ≥ 12 meses: 1 ponto por participação. Máximo de 2 pontos.
Pré-requisito, ano adicional/área de atuação
Prova objetiva
São 80 questões de múltipla escolha (1,25 ponto por questão), também com 5 alternativas, com conteúdos relativos ao pré-requisito de escolha.
A distribuição do total de questões varia conforme a área escolhida. Para mais, a pontuação total da prova varia entre 0 e 100 pontos.
Análise curricular
Aqui são aplicadas as mesmas regras da análise curricular dos programas com acesso direto, mas alguns elementos de avaliação e a pontuação são diferentes. Confira abaixo:
- Curso de Extensão na área de saúde durante o Programa de Residência Médica que constitui o pré-requisito devidamente cadastrado na Pró-Reitoria ou Coordenação de Extensão da IES (no mínimo 30 horas): 2 pontos por projeto. Máximo de 4 pontos;
- Publicações em revistas nacionais durante o Programa de Residência Médica que constitui o pré-requisito (Colocar ISSN): 4 pontos por publicação. Máximo de 12 pontos;
- Curso de Pós-graduação concluído (latu sensu ou stricto sensu) que não programa de residência: 6 pontos por curso. Máximo de 6 pontos;
- Representação em órgãos colegiados da instituição durante o desenvolvimento do PRM, por ano: 2 pontos por representação. Máximo de 6 pontos.
Nota final e desempate
A nota final é dada da seguinte maneira:
Nota da prova objetiva x 9 + nota da análise curricular x 1 + pontuação adicional, se houver
Identificado algum empate, são estabelecidos os seguintes critérios de desempate:
- Candidato que tiver maior idade, dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até a data de publicação do resultado e classificação deste exame
- Maior pontuação no exame escrito (objetivo);
- Persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade (exceto aqueles citados no primeiro critério), considerando dia, mês, ano e, se necessário, hora e minuto do nascimento.
O sistema de classificação é parecido com o do ENEM/SISU.
Então, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, passa pelas duas etapas (prova objetiva e análise curricular) e, posteriormente, com a nota, ele indica em qual instituição quer atuar.
O sistema para fazer essa indicação abre por duas vezes, por um período determinado. Por isso o ENARE pode ser chamado de ENEM dos médicos ou ENEM da residência.
Na primeira, você pode optar por qualquer instituição do seu interesse. Depois que sair a classificação, ele abre novamente para preencher as vagas ociosas e formar um cadastro reserva.
Então é bem importante ficar atento aos prazos estabelecidos no cronograma.
Especialidades com acesso direto
Especialidades com pré-requisito
Especialidades no adicional/área de atuação
Inscrições ENARE 2022
Esta seleção unificada oferece vagas para programas com acesso direto, pré-requisito e ano adicional/área de atuação.
A inscrição é feita através deste site e para a edição 2021/2022 tem um valor de R$270,00 para todas as especialidades.
Ao realizá-la você deve escolher a cidade onde fará a prova.
Conforme descrito no edital, "a menos que se trate de pré-requisito estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica, é vedado ao médico residente realizar programa de Residência Médica, em mais de 2 (duas) especialidades diferentes, em instituição do mesmo ou de qualquer outro Estado da Federação”.
Além disso, o certame também deixa claro que o Médico Residente só pode cursar uma área de atuação em cada especialidade.
Dúvidas frequentes (Guia rápido)
É possível optar por mais de uma especialidade?
Não. Só é permitida a inscrição para apenas uma especialidade.
O ENARE oferece inscrição para treineiros?
Não, mas é possível fazer a inscrição para o processo seletivo. Só não será possível concorrer as vagas disponíveis.
Qual a banca do ENARE?
A banca responsável pelo ENARE é a EBSERH.
Leia mais: