Você com certeza já deve ter visto edifícios e grandes monumentos ao longo do mundo se iluminarem com a cor azul ao longo do mês de novembro. Muito provavelmente também já ouviu falar do Novembro Azul, mas você sabe sobre o quê é essa data?
É sobre isso que vamos falar ao longo deste texto, o que é, como surgiu e qual a importância da campanha em homenagem à saúde masculina
O que é o Novembro Azul?
O Novembro Azul é uma campanha mundial que marca o mês de cuidado com a saudade masculina. Ao longo de toda a data diversas campanhas ao longo do mundo são realizadas para incentivar a prevenção e tratamento das doenças do sistema urológico - como cânceres de pênis, rins, testículos e próstata.
Apesar de não ser só sobre o câncer de próstata, ele é o mais divulgado e não é à toa - esse é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no brasil segundo dados do Instituto OncoGuia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata também é o segundo tipo de câncer mais prevalente em homens no país, estima-se que mais de 65 mil homens no Brasil serão diagnosticados com a doença entre os anos de 2020 e 2022.
Como surgiu?
O movimento pelo Novembro Azul surgiu originalmente na Austrália em 2003. Travis Garone e Luke Slattery, dois amigos, inspirados pelo Outubro Rosa decidiram deixar o bigode crescer como forma de divulgação da importância do cuidado com a saúde masculina. O mês escolhido foi novembro porque nele é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.
A iniciativa inspirou outras pessoas e cresceu rapidamente e no seguinte foi criada a Movember Foundation (o nome vem da junção das palavras Moustache - bigode - e November - Novembro), uma organização sem fins lucrativos que recolhe doações para campanhas voltadas à saúde do homem.
Já no Brasil a campanha pelo Novembro Azul nasceu em 2011 com o Instituto Lado a Lado, uma organização sem fins lucrativos que busca divulgar e ajudar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, cânceres e a saúde do homem.
Câncer de Próstata
O câncer de próstata é um tumor que atinge a próstata - uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga e que possui cerca do tamanho de uma ameixa em homens jovens, mas que cresce conforme a idade do paciente. O maior fator de risco para essa doença é a idade, já que aproximadamente 60% dos casos são diagnosticados em homens com mais de 60 anos, segundo o Instituto Oncoguia.
Além disso, possuir parentes próximos que tiveram a doença, ser de etnia negra e possuir hábitos não saudáveis como tabagismo e uma má alimentação são outros fatores de risco importantes para esse tipo de câncer.
A maioria dos pacientes são assintomáticos já que a doença tem uma evolução majoritariamente lenta. Entretanto é importante ficar atento aos sinais. Alguns sintomas do câncer de próstata são:
- Dor ou dificuldade para urinar;
- Presença de sangue na urina;
- Dificuldade em ter e manter ereções;
- Dor ao ejacular;
- Dor lombar, na bacia ou nos joelhos.
Uma dificuldade que vem sendo combatida todos os anos é o receio da população masculina de fazer os exames de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O toque retal é o exame mais temido e é preciso ser esclarecido que ele é um exame rápido e indolor. Além disso, é uma das principais formas de diagnóstico já que através dele o médico consegue perceber anormalidades na próstata do paciente.
Como é a conscientização no Brasil?
Ao longo de todo o mês de novembro diversas campanhas são realizadas por órgãos de todos os setores no país com o intuito de divulgação da importância da prevenção e tratamento do câncer de próstata e de outras doenças urológicas como o câncer de próstata.
Confira abaixo o vídeo do SESC sobre sinais de um possível câncer de próstata:
Conclusão
O novembro azul é uma data que marca o mês de prevenção e cuidado com a saúde do homem tendo como principal enfoque o câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais prevalente e que mais mata homens no país. A prevenção e a identificação dos sintomas são as chaves para um melhor prognóstico.
Leia mais: