Editais
Publicado em
20/2/23

IAMSPE: resultado final da residência médica 2023

Escrito por:
IAMSPE: resultado final da residência médica 2023

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), localizado em São Paulo, vai ter o resultado final da seleção de residência médica divulgado no próximo dia 17 de fevereiro. O IAMSPE 2023 teve 5.236 inscritos concorrendo a 224 vagas para áreas médicas com acesso direto, pré-requisito e área de atuação.

Resultado final da residência médica IAMSPE 2023

O resultado final do IAMSPE 2023 para especialidades com 2 etapas (prova objetiva e prova discursiva - casos clínicos) e 3 etapas (entrevista e análise curricular) já está disponível desde o dia 17 de fevereiro, assim como a convocação para a primeira chamada da matrícula. Aqueles que estão na lista final de classificados, mas não não foram convocados na primeira chamada podem ser chamados nas próximas. Veja a seguir as duas listas:

Matrícula

No IAMSPE 2023, antes da matrícula presencial, é necessário realizar a pré-matrícula, através das ficha de inscrição disponível neste link, que não precisa ser impresso.

A matrícula presencial para áreas com primeira e segunda fase deve ser feita dia 22 de fevereiro, das 12h às 16h ou dia 23 de fevereiro das 8h às 14h. Já para áreas com 3 fases a matrícula vai ser realizada dia 24 de fevereiro das 8h às 14h. Além disso, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 60,00.

Os documentos cadastrados online devem ser apresentados fisicamente em cópia simples e legível num envelope lacrado, devidamente identificado. Veja a seguir a lista:

  • 1 (uma) foto 3x4 recente, colorida e com o fundo branco (visualizando os ombros);
  • Cédula de Identidade – RG;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Carteira de vacinação atualizada, incluindo vacinação de COVID;
  • Comprovante de regularização do CPF, que pode ser obtido neste endereço eletrônico;
  • Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtido por este endereço eletrônico;
  • Comprovante  de  inscrição  no  INSS,  que  pode  ser  obtido  no  endereço eletrônico  Meu  INSS,  ou  nas  agências  do  INSS,  ou  comprovante  de inscrição no PIS/PASEP obtido também nas agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Comprovante da  conta  corrente  aberta  em  nome do  candidato  em  duas instituições  bancárias:  uma  no  Banco  do  Brasil  (001)  e  outra  em  um  dos  seguintes  bancos – Itaú  (341),Bradesco (237) ou Santander (033), ambas as contas precisam estar vinculada a opção de conta salário. Vetada a indicação de conta de terceiros; Aceita-se  como comprovante de conta corrente: via de contrato emitido  pelo banco ou  cópia de extrato bancário;
  • Diploma  de  graduação  em  medicina  (frente  e  verso)  ou  declaração  de conclusão expedida pela instituição de ensino com data de 2023; 
  • Declaração de conclusão da graduação do curso de medicina será aceita a título provisório para fins da matrícula, contudo o diploma deverá ser apresentado pelo candidato em até 90 (noventa) dias, contados da data do início do Programa, sob pena de não lhe ser deferida a matrícula no ano subsequente;
  • Diploma  de  graduação  (frente  e  verso).  O  candidato  de  nacionalidade estrangeira deverá apresentar documento expedido por instituição de ensino de medicina de outro país, na qual  conste  a  revalidação  por universidade  pública  brasileira,  conforme  deliberado  pela  Resolução nº1832/2008 do Conselho Federal de Medicina;

É preciso lembrar que somente fazendo a pré-matrícula você não garante a vaga, é preciso completar o cadastro presencialmente no IAMSPE, localizado  na  Avenida  Ibirapuera,  981 - 1º  andar,  Vila Clementino, São Paulo/SP.

Nota final e Critérios de desempate

O cálculo da nota final varia de acordo com o quantitativo de fases. Confira:

  • Especialidades com duas fases: [(nota da prova objetiva x 0,5) + (nota da prova prática x 0,5)] 
  • Especialidades com três fases: [(nota da prova objetiva x 0,5) + (nota da prova prática x 0,4) + (nota da entrevista e análise curricular x 0,1)] 

Depois de estabelecida a nota final, se for identificado algum empate os critérios a seguir devem ser utilizados:

  • Maior nota na 1ª fase; 
  • Maior nota na 2ª fase; 
  • Maior nota na 3ª fase, se houver; e
  • Maior idade.

Processo seletivo de residência médica IAMSPE 2023

Como já dito anteriormente, a prova de residência médica IAMSPE 2023 é dividida em três fases a depender da especialidade. 

Primeira fase

A primeira fase é eliminatória e classificatória, sendo avaliada de 0 a 10 pontos.

  • Acesso direto: 80 questões de múltipla escolha, cada uma com pontuação igual a 0,125; tempo de prova: 3 horas e 30 minutos;
  • Pré-requisito: para as especialidades clínicas e cirúrgicas funciona igual ao acesso direto, mas para Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endoscopia e Mastologia são 40 questões, com pontuação igual a 0,5 cada; o tempo total é de 2 horas.
  • Área de atuação: 40 questões com pontuação igual a 0,25; tempo de prova: 2 horas. 

Segunda fase

A prova discursiva - casos clínicos - é de caráter eliminatório e classificatório, sendo avaliada numa escala de 0 a 10 pontos, com duração total de 2 horas, exceto para os programas de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endoscopia e Mastologia, que o tempo é de 1 hora. O peso desta fase na nota final varia de acordo com o tipo de entrada. Para saber esse e outros detalhes preparamos um texto exclusivo sobre a residência médica no IAMSPE 2023.

Preparatório para a residência médica

Se você ainda não começou a se preparar para residência médica 2024 saiba que o Eu Médico Residente tem vários cursos extensivos. Se você está no internato e quer fortalecer os seus conhecimentos para as práticas e começar a se preparar para a residência médica, temos o extensivo bases.

O EMR também tem extensivos regionais. Se a sua banca de escolha for o IAMSPE, o ideal para você é o extensivo R1 São Paulo, que também vai te preparar para outras bancas do estado como a SUS-SP, USP-SP, UNICAMP, UNIFESP e HSL.

Leia mais: