Dicas
Publicado em
20/8/22

Como ser aprovado na residência começando a estudar no 2º semestre?

Escrito por:
Como ser aprovado na residência começando a estudar no 2º semestre?

Com o segundo semestre do ano começando também se inicia a temporada de editais de provas de residência médica, que em sua maioria são realizadas durante os quatro últimos meses do ano.

Se você ainda não começou o seu preparo para a prova ou começou a pouco tempo, é normal que esteja inseguro em relação à aprovação, afinal, grande parte dos seus concorrentes começaram a rotina de estudos meses atrás. 

Mas você sabia que é perfeitamente possível ser aprovado na banca de residência médica dos seus sonhos estudando apenas no segundo semestre?

Quem nos mostra como na série Dicas de Estudo no nosso canal do Youtube é Bruno Kominsky, CEO do EMR que já foi aprovado nas residências de Nefrologia, Ortopedia, Clínica Médica e Anestesiologia, todas começando a estudar no segundo semestre.

1. Acredite

A confiança é o primeiro passo rumo à aprovação na residência médica. Confie no seu potencial, afinal, esse não é o primeiro desafio pelo qual passou. Lembre-se que você já passou e concluiu o curso mais concorrido do país, e que a prova da residência médica é só mais uma etapa.

Além disso, confie no método de estudo que você escolheu independente de qual seja. É muito melhor confiar e escolher apenas um método e ir fazendo pequenas adaptações nele ao longo do caminho, do que trocar várias vezes de metodologia.

2. Constância

A constância é fundamental em qualquer rotina de estudos, mas para quem começou a preparação apenas alguns meses antes da prova ela se torna imprescindível. Tenha uma rotina de estudos adequada para você 

3. Adeque suas metas

Fazer metas menores no começo dos estudos é uma dica para evitar a frustração. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Fazer metas menores no começo dos estudos é uma dica para evitar a frustração. Foto: Reprodução/Adobe Stock

Ter um cronograma de estudos adequado para você é fundamental rumo a aprovação médica. Para isso, adeque suas metas de estudo para a sua realidade

Faça um plano de estudos baseado em quantas horas por dia você de fato pode estudar e comece aos poucos com metas menores, uma vez que esteja acostumado a aumentar suas metas de forma que você possa manter a rotina de estudos e continuar se desafiando. 

Você pode começar com assuntos que já conhece e tem familiaridade ou que não são tão difíceis, assim você irá se acostumar com sua rotina sem se frustrar no início.

4. Estude no melhor horário para você

Outra dica valiosa para quem está começando os estudos é encontrar e se dedicar nos horários em que você rende mais.

Se você é uma pessoa matutina e que tem mais foco e disposição pelas manhãs, inicie sua rotina de estudos se preparando nesse horário em que rende mais. Uma vez que já esteja habituado ao estudo nesse horário tente  se dedicar também a outros. 

Lembre-se que passar na residência médica começando a estudar apenas no segundo semestre é plenamente possível, mas demanda grande dedicação. Dessa forma, continue sempre se desafiando.

5. Foque nos assuntos mais recorrentes

Ao começar os estudos mais tarde você acaba não tendo tempo suficiente para estudar todo o cronograma de assuntos que caem na banca que você quer como deveria. 

Por isso, caso você já saiba qual prova tem mais interesse, mapeie quais assuntos caíram de forma mais recorrente nas provas dos últimos cinco anos. Veja quais foram todos os assuntos que apareceram nesses anos, quais os que se repetem mais e foque seus estudos nos 70% que mais apareceram.

Dessa forma, até a realização da prova você estará dominando a maioria dos assuntos que cairão no exame mesmo estudando por menos tempo. 

Conclusão

Passar na prova de residência médica começando a estudar apenas no segundo semestre não é fácil, mas seguindo essas dicas da maneira certa pode se tornar um sonho perfeitamente possível.

Com pouco tempo de estudos achar a metodologia correta se torna ainda mais indispensável para garantir a aprovação.  Aqui no Eu Médico Residente temos turmas intensivas com duração de 16 a 18 semanas para as principais bancas do país e uma turma especial focada no Revalida. Venha conhecer!

Leia mais: