O Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quinta-feira (24) uma portaria que estabelece a criação do Novo Exame Nacional de Avaliação Médica, o Enamed. A novidade é muito importante para quem quer fazer residência médica, já que afeta o Enare, maior exame de residência médica do país, que deteve 25% de todas as vagas do tipo na sua última edição e continua crescendo. A seguir, entenda mais e tire suas dúvidas sobre o Enamed e como ficará o Enare.
O que é e qual o objetivo do Enamed?
O Enamed vem com o objetivo de substituir o Enade e o Enare para médicos. Assim, quem for se formar em medicina em 2025 terá que fazer a prova para concluir a graduação e receber a nota do Enade e, caso queira, pode usar a mesma nota para concorrer às vagas ao Enare. Os objetivos do exame são, segundo o MEC:
- Avaliação da formação médica: verificar se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas DCNs.
- Apoio à melhoria dos cursos: fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em Medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no país.
- Aprimoramento da seleção para a residência médica: unificar a avaliação do Enade e prova objetiva do Enare, otimizando o acesso à residência médica.
- Fortalecimento do SUS: garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no Sistema Único de Saúde.
- Unificação e transparência: criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de Residência Médica de acesso direto.
A primeira edição do novo exame será ainda esse ano e ele contará com 100 questões sobre as seguintes áreas:
- Clínica Médica
- Cirurgia Geral
- Ginecologia e obstetrícia
- Pediatria
- Medicina da Família e Comunidade
- Saúde Mental
- Saúde Coletiva
Vale destacar que, por ser de caráter obrigatório, os concluintes em medicina serão inscritos pelas instituições de ensino. Caso queiram utilizar a nota para o Enare, no entanto, deverão sinalizar interesse e pagar a taxa de inscrição caso não se enquadre em casos de isenção.
Pessoas que já são formadas em medicina e querem concorrer a uma vaga de acesso direto deverão fazer a própria inscrição no Enamed em julho deste ano. Vale destacar que, apesar de ainda não ter sido publicado o cronograma oficial, já se sabe que a prova deve ocorrer em outubro e o resultado final será divulgado em dezembro. Assim, é esperado que nas próximas semanas seja divulgado o edital do Enamed.
O que irá acontecer com o Enare?
Apesar de ter sido incorporado pelo Enamed, a mudança afeta apenas quem quer fazer residência médica de acesso direto. Assim, o Enare continua existindo para residência multiprofissional e para médico que querem vagas que contém pré-requisito.
Ainda nesta quarta-feira (24) a Ebserh, responsável pela administração do Enare divulgou que a edição deste ano do Enare não terá avaliação curricular. A mudança vem após problemas da avaliação dessa nota na edição passada, que resultou em mudanças no cronograma.
O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma prova realizada pelos estudantes que estão concluindo uma graduação e avalia as instituições de ensino. Dessa forma, ela é gratuita e obrigatória para os estudantes, cuja nota não interfere na sua formação. Já para as IES serve como ferramenta de avaliação pelo MEC, servindo como critério para a nota atribuída para um curso em uma determinada instituição, por exemplo.
O que é o Enare?
Já o Enare é o Exame Nacional de Residência. Com recorrência anual, ele é o maior certame do tipo no país e além de residência médica também oferta vagas de residência multiprofissional. Ao contrário do Enade, ele possui custo para quem deseja realizá-la, que na última edição foi de R$330 - com possibilidade de isenção em casos específicos.
Com o exame o estudante pode através de uma única prova concorrer a vagas em diferentes instituições de qualquer região do país. Assim, ele simplifica para estudantes, que podem passar a estudar para um único exame e barateiam custos para instituições, que podem transferir a responsabilidade da aplicação e administração de um edital para o certame.
Enamed: o que preciso saber?
Preciso me inscrever no Enamed?
- Se você está concluindo Medicina em 2025, será automaticamente cadastrado pela sua instituição.
- Se quiser usar a nota para concorrer à residência médica, é preciso sinalizar interesse e pagar a taxa de inscrição (exceto nos casos de isenção).
- Se você já é formado, precisa se inscrever por conta própria em julho.
Quando será a prova do Enamed?
A previsão é que a prova ocorra em outubro de 2025, com a divulgação dos resultados em dezembro. O edital deve ser publicado nas próximas semanas.
O que acontece com o Enare?
O Enare continua existindo, mas agora voltado para:
- Residência multiprofissional
- Médicos concorrendo a vagas com pré-requisito
Vai ter avaliação curricular no Enare 2025?
Não. A Ebserh, responsável pelo Enare, informou que a edição deste ano não terá essa etapa, devido a problemas enfrentados na edição passada.
Leia mais:
- Entenda as mudanças no panorama da residência médica no Brasil
- AMB exige Certificado de Atualização para novos especialistas
- Exame Nacional de Proficiência em Medicina segue para aprovação de senadores
- Residência Médica na Rio Grande do Norte: vagas e cronograma dos editais
- Adiada votação do projeto que cria Exame Nacional de Medicina