Aplicado oficialmente desde 2011, o Revalida INEP foi criado para unificar o processo de revalidação de diplomas médicos emitidos no exterior. Apesar de ter sido suspenso logo após a edição do ano de 2017, a prova voltou a ser aplicada em 2020 e segue sem nenhuma interrupção.
Realizada ano após ano, o número de inscritos foi aumentando com o passar do tempo. Com o interesse maior na realização desse processo surgem muitas dúvidas sobre a sua maneira de funcionamento. Pensando nisso, fizemos um compilado das principais dúvidas sobre a revalidação de diploma no Brasil. Confira a seguir!
Vai ter Revalida em 2023?
Sim, o Revalida INEP 2023 está confirmado. Inclusive, o edital para a edição 2023.1 já foi divulgado. As inscrições começam dia 16 de janeiro e se estendem até o dia 20 de janeiro. O envio do diploma também deve ser feito neste período, e a aplicação da prova será dia 05 de março. Para saber mais detalhes, nós fizemos um texto explicando cada detalhe da prova, para você ficar por dentro de tudo.
Documentação necessária para a inscrição
Para se inscrever no Revalida é preciso ter o diploma de graduação expedido por uma instituição estrangeira. O certificado de conclusão do curso não é válido.
E ainda, de acordo com o edital, ele precisa estar “autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto nº 8.660, de 29 de janeiro de 2016”.
O documento deve ser enviado no ato da inscrição, a frente e o verso, que devem estar em formato PDF, PNG ou JPG e no máximo com o tamanho de 2MB. Além disso, se faz necessário também informar o número do CPF e a data de nascimento, obedecendo o cadastro feito na Receita Federal do Brasil.
Também é exigido que o candidato informe seu email, telefone para contato, os dados da Instituição onde estudou no exterior e o seu ano de conclusão do curso de medicina.
Quando ocorrem as inscrições do Revalida INEP?
As inscrições para o Revalida ocorrem duas vezes ao ano, cada edição sendo composta por duas etapas. Dessa maneira, a inscrição para elas ocorre em períodos diferentes, respeitando as edições.
Primeira fase
2023.1
- Inscrições: 16 a 20 de janeiro
- Realização da prova: 05 de março
2023.2
- Inscrições: 21 a 27 de junho
- Realização da prova: 06 de agosto
Segunda fase
2023.1
- Inscrições: 15 a 19 de maio
- Realização da prova: 02 e 03 de dezembro
2023.2
- Inscrições: 09 e 13 de outubro
- Realização da prova: 06 de agosto
Quanto custa para revalidar o diploma no Brasil?
A primeira fase (P1) do revalida INEP, composta pela prova objetiva e discursiva, tem uma taxa de R$ 410,00. Já a prova de habilidades clínicas (P2), a segunda fase, tem um valor mais salgado, para realizá-la é preciso desembolsar R$ 3.3000,00.
Quem pode fazer a Revalida INEP?
Todos aqueles que desejam praticar a medicina no Brasil devem fazer a prova, sejam eles brasileiros ou estrangeiros em situação legal no país. Além disso, existem mais dois critérios para a inscrição:
- O diploma precisa ser de uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação e deve estar autenticado pelo consulado brasileiro ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros
- No caso de candidatos refugiados e outros casos justificados que não tenham documentação, a sua condição pode ser comprovada com documentos emitidos pelo Conselho Nacional de Refugiados do Ministério da Justiça (Conare-MJ).
Quantas vezes é possível fazer o revalida INEP?
A prova de revalidação do diploma médico ocorre duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre. Sendo assim, é possível realizá-la quantas vezes forem necessárias, não existe um limite para a participação.
No entanto, é preciso salientar que se você for aprovado na primeira fase, mas não na segunda, é possível realizar a prova de habilidades clínicas nas duas edições posteriores sem precisar pagar novamente a primeira.
Qual o índice de aprovação?
Historicamente, a aprovação na seleção é bem difícil. De acordo com o próprio INEP, o índice médio de aprovação é de 14,6%. Desde a sua primeira edição em 2011, os anos com maior número de aprovados foram 2014, 2015, 2016 e 2021. O destaque vai para a edição de 2015, quando os classificados chegaram a uma taxa de 41% dos 3.993 inscritos.
O ano com o menor índice foi 2017, só foram aprovados 5,3% dos 7.380 inscritos. A expectativa é que o índice de aprovação da edição 2022 seja semelhante ou maior que a porcentagem do ano anterior.
Quais as faculdades que participam do revalida?
A lista das universidades parceiras está em constante mudança, então assim que sair o resultado final da revalidação do diploma médico é preciso conferir. Você pode conferir por meio deste link. Até a última atualização, em novembro de 2022, constam essas instituições:
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade de Taubaté
- Universidade do Estado do Amazonas
- Universidade Estadual de Feira de Santana
- Universidade Estadual de Londrina
- Universidade Estadual do Ceará
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
- Universidade Federal da Bahia
- Universidade Federal de Juiz De Fora
- Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Universidade Federal de Ouro Preto
- Universidade Federal de Pelotas
- Universidade Federal de Rondônia
- Universidade Federal de Roraima
- Universidade Federal de Santa Catarina
- Universidade Federal de São João Del-rei
- Universidade Federal de Sergipe
- Universidade Federal de Viçosa
- Universidade Federal do Acre
- Universidade Federal do Cariri
- Universidade Federal do Ceará
- Universidade Federal do Maranhão
- Universidade Federal do Paraná
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
- Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Universidade Federal do Tocantins
- Universidade Federal do Vale do São Francisco
- Universidade Federal Fluminense
- Universidade Federal de Goiás
- Universidade Federal de Pernambuco
- Universidade Federal de Uberlândia
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro
- Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
- Universidade Federal de Alagoas
- Universidade Federal de Campina Grande
- Universidade Federal do Amazonas
- Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
- Universidade Federal do Espirito Santo – (UFES)
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
- Universidade Federal da Paraíba
- Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
É muito difícil passar no revalida?
O nível da prova é considerado alto, uma vez que a prova é extensa e a correção bastante rigorosa. Além disso, o fator emocional-tempo representa uma dificuldade para quem fará a prova. Isso porque os médicos apostam toda a sua vida profissional no exame, pois o exercício da medicina depende da aprovação no revalida.
Como se preparar para o revalida?
A quantidade de conteúdos exige uma organização nos estudos, para que você aprenda com qualidade e consiga abarcar tudo que é cobrado pela prova. Não só isso, fazer revisões constantemente, priorizando aquilo que você tem mais dificuldade também é essencial para a sua aprovação. É possível sim fazer essa organização dos estudos sozinho, mas fazer um curso preparatório direcionado é o ideal.
Aqui no Eu Médico Residente temos o preparatório Revalia INEP. Ele conta com videoaulas atualizadas para você se tornar expert nos assuntos cobrados pela prova, que também são disponibilizadas em áudio, para você ouvir onde e quando quiser. O acesso a nossa plataforma de métricas e desempenho permite acompanhar a sua evolução ao longo do preparatório, para que você saiba exatamente quais os seus pontos fortes e em que precisa melhorar.
Por meio dela também é possível criar simulados inteligentes, baseados no seu desempenho. Temos também apostilas atualizadas em formato de e-book, um banco com mais de 35 mil questões sobre as bancas do Brasil e com todas as provas do Revalida, comentadas em texto e vídeo.
Ah! E como o fator emocional pode ser decisivo na aprovação, contamos com apoio psicológico, com a orientação de mentores. Os nossos alunos podem tirar dúvidas e interagir em tempo real com os professores e com milhares de outros alunos que estão trilhando o mesmo caminho.
Conclusão
O Revalida INEP é um prova que exige bastante do médico que vai fazê-la, mas com uma boa preparação e direcionamento será possível alcançar a aprovação. Além disso, saber cada detalhe do edital e da prova em si te deixará mais preparado e confiante para garantir a revalidação do seu diploma.
Leia mais: