Olá, queridos alunos!
O mês de outubro chegou com tudo!!!
Vários editais já foram publicados e os sinais de cansaço, descrença e insegurança começam a aparecer cada vez mais fortes e com mais frequência.
Porém não vamos deixar que os pensamentos negativos interfiram na direção de suas vontades e sabotem os seus sonhos. Estou aqui para ajudá-los a conseguir a motivação necessária para que vocês consigam cumprir com suas rotinas de estudos, e, como consequência deste processo, alcancem a aprovação na residência médica.
Por isso, vou compartilhar com vocês 6 dicas preciosas que farão toda a diferença na sua preparação:
1- Não se cobre muito
Comecem criando metas simples e fáceis de serem cumpridas, e as aumentem gradativamente quando sentirem que estão desenvolvendo um bom ritmo de estudo. E no momento em que sentirem que a conclusão das suas metas ficou difícil ou fácil demais, saibam que é a hora de fazer ajustes.
Quando não conseguirem cumprir o programado, procurem entender o que deu errado e criem alternativas para melhorar.
2- Encontre sua concentração
Na hora do estudo, descubram quais são os materiais que os estimulam a permanecerem mais tempo concentrados.
Entendam que não existe um padrão para todas as matérias, e que vocês podem usar materiais diferentes para diferentes assuntos, como por exemplo, estudar através de videoaulas os assuntos mais difíceis e realizar leituras para os assuntos mais fáceis.
Nos dias de desânimo, estudem apenas o que têm vontade (fazendo só exercícios ou só assistindo aulas, por exemplo), mas tentem não parar. Foquem no prêmio da aprovação e não nas coisas das quais vocês precisam abdicar hoje.
3- Estabeleça prêmios pelo seu desempenho
Treinar o cérebro e condicioná-lo à ideia de que estudar é bom, trará resultados positivos para que vocês consigam sempre manter o prazer no momento de estudo.
Sempre que cumprirem a meta do dia, estabeleçam um prêmio, como tocar um instrumento que gostam, por exemplo. Isso fará com que vocês se motivem a fazer o melhor de si mesmos, pensando na recompensa.
4- Tenha uma rotina
Evitem ao máximo trocar horários, principalmente a noite pelo dia.
Tentem desenhar sua rotina, incluindo o horário de acordar e as atividades que serão feitas, pois esse hábito aumenta suas chances de conseguirem executar o que foi planejado.
5- Equilibre sua saúde para que consiga cumprir com a sua rotina
A perpetuação de hábitos saudáveis - como manter uma boa alimentação, praticar exercícios frequentemente e ter boas horas de sono - é muito importante para o aprendizado!
6- Cultive pensamentos positivos, principalmente na hora em que acordar!
Isso dará a vocês a disposição necessária para executar todas as atividades do dia, fazendo com que consigam noites de sono tranquilas e reparadoras. Agradeçam pelas pequenas coisas boas que aconteceram ao longo do dia, pois é muito desgastante a ideia que vocês só serão felizes quando atingirem tal objetivo!
É muito importante que vocês treinem o cérebro para entenderem que já são felizes hoje!!! Os seus esforços diários de estudo fazem parte de um projeto temporário que será recompensado pela conquista da aprovação!
Leia mais:
Nesta semana finalizei um processo de uma aluna que acompanhei por dois meses e tive a grata surpresa de receber um elogio, que é o que me deixa mais feliz ao final de um contrato. Ela falou o seguinte:
"Diana, queria te agradecer por tudo o que você fez por mim, mas principalmente por me fazer acreditar que sou capaz de ser aprovada e por saber que agora estou no caminho certo rumo a minha residência."
Em poucas palavras ela demonstrou que atingiu exatamente o que era necessário para dar continuidade com os estudos e tenho certeza que com esse mindset ela chegará longe!
Caso vocês ainda não estejam conseguindo acreditar, ou não estejam seguros de que estão percorrendo o caminho certo rumo à aprovação, cliquem no banner abaixo, e conheçam como funciona a metodologia que tem ajudado tantos alunos a fazer a diferença no estudo!
Ficarei muito feliz em poder ajudá-los a colocar os seus nomes na lista dos aprovados!
Forte abraço,
Diana Sette | Mentora EMR