Sim, é verdade.
Vários editais já foram divulgados, muitos alunos encontram-se paralisados neste momento e perguntas como:
Será que ainda dá tempo?
Como faço para colocar as aulas do meu curso em dia?
São as que mais ouço nestas últimas semanas.
A boa notícia é que quem tem o sonho de ser aprovado em uma das residências médicas precisa entender que dá tempo SIM - contanto que se comprometa agora mesmo com sua aprovação.
O tempo que você perde em meio ao nervosismo e duvidando da sua capacidade de ser aprovado deve ser inteiramente convertido em momentos de novos aprendizados.
Mas você ainda deve estar se perguntando:
Como será possível fazer isso se falta menos de 3 meses para a prova da SES-PE?*
*Levando-se em consideração a data dos anos anteriores - exceto o ano passado por causa do COVID.
A resposta é simples: substitua sua vasta quantidade de conteúdos (cursos, apostila, resumos etc) por uma material direcionado que te mostrará o caminho a ser percorrido até a sua aprovação.
Isso mesmo, não existe forma fácil… O que existe é o direcionamento adequado, que te ajudará a fazer a diferença em comparação aos seus concorrentes.
Sei que existem diversos cursos que se propõem a entregar tudo o que o aluno precisa para ser aprovado, mas será que os alunos têm o tempo disponível para usar todo o material entregue?
Essa é a questão principal que te ajudará a fazer a diferença!!!
Porque além de contar com conteúdo à disposição, você precisa de direcionamento específico, ou seja, conhecer a sua banca - independente do tempo de preparo dedicado até aqui:
Caso tenha começado a desenvolver sua preparação há pouco tempo
Revisar com foco na sua banca possibilitará a você identificar e aprender os assuntos que mais caem na prova da banca que você escolheu, otimizando a sua curva de aprendizado por meio da assertividade!
Caso já venha se preparando desde o começo do ano
Rever os assuntos mais importantes a poucos meses da prova é a maneira mais eficaz e segura de reforçar seus conhecimentos, relembrando o indispensável e prevenindo-se contra as pegadinhas que podem fazer com que você erre questões.
Vamos combinar que neste momento, ficar horas assistindo aulas ou lendo apostilas de forma excessiva e sem nenhum critério não vai te levar a lugar nenhum - é quase impossível dar conta de toda a teoria do conteúdo que é cobrado (caso você esteja iniciando agora ou bem atrasado), além de resolver questões, resolver e corrigir simulados, e é claro, ainda dar conta de um ciclo de revisão.
Leia mais:
Vou te ensinar agora qual o atalho que você precisa pegar rumo a sua aprovação!
1) Escolha um curso de revisão que vá direto ao ponto
Aproveite o seu tempo disponível para aprender e revisar os assuntos que caem e como eles são cobrados na prova.
Neste momento não importa em que ponto você está na sua preparação é hora de ser eficiente e trocar toda a teoria cansativa por uma metodologia que foque na resolução de questões, de forma objetiva.
2) Pausa na teoria, foco na prática
Inverta a equação fazendo muitos exercícios do tema e só indo para a teoria quando for inevitável. Complemente as aulas do curso de revisão com mais questões da banca e já observe as partes que são mais decoreba e faça um material complementar para ser revisado o máximo possível.
A complementação do curso é a resolução das provas anteriores. Faça o simulado da prova e veja os temas que precisam ser reforçados e siga. Nada de desanimar com o resultado de simulados. São exercícios que te farão entender onde você ainda precisa melhorar.
3) Acredite em você
O último truque pode soar simples mas é um dos mais efetivos: acreditar.
Pensamentos positivos neste momento farão a grande diferença. É acreditar e acreditar! Cole frases motivacionais no seu ambiente de estudo, escute músicas que te colocam para cima e pense nos vários momentos de superação que te fizeram chegar até aqui.
Tenho certeza que não foi fácil, mas você lutou até aqui, não foi?
E sei que você seguirá lutando até a aprovação - porque você possui a capacidade de colocar seu nome nas mais altas posições do listão de aprovados, independente da banca que tiver escolhido.
Um forte abraço,
Diana Sette | Mentora EMR