O calendário de vacinação de gestantes é um assunto muito cobrado nas provas de residência médica, tanto na parte de Medicina Preventiva e Social, como na parte de Ginecologia e Obstetrícia. A baixa cobertura vacinal vem causando preocupação, principalmente quando falamos nas gestantes. Durante a gestação, ocorrem modificações fisiológicas e imunológicas que deixam essas mulheres mais suscetíveis a infecções.
Com isso, o risco é aumentado, dentre outras coisas, para malformações, atraso no crescimento intrauterino e para o parto prematuro. O pré-natal se tornou o momento de orientação acolhedora e didática, a fim de promover a saúde da mulher. Um alto índice de imunização materna garante o controle de muitas doenças infecciosas. Dessa maneira, garante a proteção do feto, através da passagem transplacentária dos anticorpos.
Nesse post iremos abordar como o calendário vacinal das gestantes cai nas provas de residência!
Quais são as vacinas recomendadas na gestação?
As vacinas recomendadas as gestantes são:
- Influenza;
- dTpa e dT;
- Hepatite B;
- COVID-19.
Entenda as especificações de cada uma:
Influenza
Recomendada para todas as gestantes, independentemente da idade gestacional. Por não oferecer risco à amamentação, também pode ser administrada até 42 dias após o parto. A vacina utilizada é a da campanha anual. Ela oferece proteção aos bebês nos primeiros 6 meses de vida.
Na rede pública está disponível a trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e uma variante da influenza B. Já na rede privada está disponível a quadrivalente, possuindo uma cepa de uma segunda linhagem B.
Hepatite B
A vacina da hepatite B pode ser aplicada em qualquer idade gestacional nas mulheres que não tenham sido vacinadas previamente. Nesse caso, ela deve receber 3 doses do imunizante (0-1-6 meses), com início de preferência no primeiro trimestre. E ainda, se o esquema vacinal estiver incompleto, ele deve ser completado com as doses faltantes.
dT e dTpa
A vacina dupla adulto (dT), que protege contra difteria e tétano tanto a mãe como o bebê, deve ser feita nas gestantes que na pré-concepção:
- Nunca foram vacinadas com dT ou histórico desconhecido 🡪 Fazer 2 doses de dT e 1 dose de dTpa, com intervalo de 60 dias entre as doses. Sendo as 2 doses de dT a qualquer momento da gestação e a dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação;
- Foram vacinadas com apenas 1 dose da dT 🡪 Fazer 1 dose da dT em qualquer momento da gestação e 1 dose de dTpa a partir da 20ª semana, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
- Foram vacinadas com 2 ou 3 doses da dT 🡪 Fazer 1 dose de dTpa a partir da 20ª semana.
DICA DE PROVA
Mesmo com o esquema completo, TODA gestante deve receber 1 dose de dTpa em cada gestação, para que a imunização seja passada ao bebê. O tétano possui alta letalidade devido à contaminação do cordão umbilical durante o parto e a difteria pode causar obstrução respiratória.
É recomendado a dTpa a partir da 20ª semana, mas algumas fontes dizem que o período ideal é de 27 a 36 semanas.
COVID-19
A vacina da Covid-19 foi recentemente adicionada ao Programa Nacional de Imunização das gestantes. Ela é responsável por proteger a grávida contra o vírus da Covid-19, podendo ser aplicada em qualquer idade gestacional e em puérperas num período de até 42 dias.
Imunizantes contraindicados para a gestante
As vacinas de vírus ou bactérias atenuadas são contraindicadas para gestantes. São elas: varicela, HPV, tríplice viral e dengue. A vacina da febre amarela, em geral, é contraindicada para gestantes. Porém, em situações em que o risco da infecção supera os riscos potenciais da vacinação, pode ser feita durante a gravidez.
Alguns outros imunizantes podem ser administrados durante o período gravídico, se, somente se, houver alto risco de exposição ao vírus, são eles: vacina hepatite A, pneumocócicas e meningocócicas.
Conclusão
O Programa de Imunização Nacional é de grande importância, especialmente quando se trata de gestantes. Uma boa cobertura vacinal da gestante garante proteção para a mãe e para o feto. As vacinas recomendadas durante esse período são: influenza, COVID-19, hepatite B, dT e dTpa. Todas elas estão disponíveis pelo SUS. Já as contra indicadas são aquelas de vírus ou bactérias atenuadas.
Vamos ver uma questão NA PRÁTICA? Abaixo está o link de uma questão explicada pela Dra. Alinne sobre vacinação em gestantes.
Leia mais:
- RPMO: O que é Rotura Prematura de Membranas Ovulares, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento
- Descolamento Prematuro de Placenta: tudo que você precisa saber
- O que é hipoglicemia neonatal, suas complicações e como tratar
- Entenda o que é Cardiopatia Congênita, os tipos, causas e possíveis tratamentos
- Síndrome Da Rubéola Congênita: aprendendo a identificar e diagnosticar
FONTE: