Olá, futuro residente!
E continuamos atentos à liberação de editais das principais provas do país. Ainda em São Paulo, falaremos hoje sobre o certame de residência médica da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. A Universidade Estadual Paulista (UNESP) foi criada em 1976, e é considerada uma instituição de bastante prestígio. Então, se o seu desejo é fazer a residência em uma instituição conceituada, fique atento aos detalhes que traremos no texto.
Porém já adianto, assim como na edição anterior, quem optar por realizar a prova de residência médica UNESP 2025 passará apenas por duas etapas: prova objetiva e análise curricular.
Cronograma para a prova de residência médica UNESP 2025
- Período de Inscrições: 10 a 21/10/2024
- Prova objetiva (1ª fase): 31/11/2024, às14h
- Divulgação do gabarito preliminar: 02/12/2024
- Convocação para a 2ª fase: 06/12/2024
- Envio do currículo: 07 a 10/12/2024
- Análise curricular (2ª fase): 11 a 16/12/2024
- Classificação preliminar: até o dia 17/01/2025
- Resultado Final: até 31/01/2025
Inscrições prova de residência médica da UNESP 2025
Para se inscrever na prova de residência médica da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP é preciso acessar o endereço eletrônico da banca organizadora, a Fundação VUNESP. O valor da inscrição é de R$618,00, para ambos os tipos de entrada: programas com especialidades com acesso direto e com pré-requisito.
Na inscrição o candidato pode selecionar em qual cidade deseja fazer a prova: São Paulo, Botucatu ou Brasília. Além disso, para a prova de residência médica UNESP é possível se inscrever em apenas um único programa de residência médica.
- Edital de residência médica UNESP 2025 - acesso direto
- Edital de residência médica UNESP 2025 - pré-requisito
Vagas da residência médica UNESP 2025
Acesso direto
Pré-Requisito
Concorrência da residência médica na UNESP
Na última edição do edital UNESP de residência médica, Neurocirurgia, Psiquiatria e Anestesiologia foram as especialidades mais concorridas, com 68, 49 e 36 candidatos por vaga respectivamente. Na outra ponta, ficaram Medicina Intensiva e Medicina de Emergência, ambas com 5 candidatos por vaga. Para conferir a concorrência completa da residência médica UNESP, incluindo pré-requisito, veja:
Como é o processo seletivo da UNESP?
Primeira fase
Esta etapa da residência médica tem peso 90% na nota final, sendo avaliada numa escala de 0 a 10 pontos. Ela é de caráter eliminatório e classificatório.
Acesso direto
A prova objetiva é composta por 100 questões de múltipla escolha, estilo ABCD, que falam sobre as 5 áreas básicas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva, Saúde Mental e Medicina de Família e Comunidade). O tempo de prova é de 4 horas.
Pré-requisito
O quantitativo de questões depende da especialidade escolhida, então podem ser 60 ou 100 questões de múltipla escolha. Ou ainda, 25 questões, sendo 80% de múltipla escolha e 20% de questões dissertativas, nos casos de especialidades que tenham a Ginecologia e Obstetrícia como pré-requisito ou programa de pré-requisito em área cirúrgica básica ou Cirurgia Geral.
Segunda fase (peso 10%)
A segunda fase do processo seletivo UNESP é voltada para a análise curricular, e tem um caráter classificatório. Todas as regras desta etapa se aplicam para todos os programas de residência médica.
Vale dizer que a partir da edição 2024, a entrevista não é mais realizada, apenas a análise. Ela será avaliada numa escala de 0 a 10 pontos. O edital exige que o currículo esteja organizado da seguinte maneira:
- Capa com identificação;
- Texto descritivo do currículo e respectivos documentos comprobatórios;
- Cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso;
- Cópia do histórico escolar do curso de graduação;
- Foto colorida.
A documentação para a análise curricular deve ser enviada via internet. Os documentos devem ser digitalizados e enviados em arquivos tipo: PDF, PNG, JPG e JPEG, em tamanho de até 30 GB. Vale salientar que a apresentação do histórico escolar no curriculum vitae é obrigatória. Podem ser enviados os seguintes documentos:
- Histórico escolar: com rendimento do aluno, tempo de internato, participação em teste do Progresso e documento comprobatório do número de horas de plantões realizados na graduação;
- Participação em atividades extracurriculares reconhecidas oficialmente com e sem bolsa;
- Participação em Eventos (congressos/cursos/jornadas) científicas, de extensão ou de ensino;
- Publicação de artigos e de outras produções;
- Outras atividades extracurriculares: no âmbito da graduação na instituição, ou não relacionadas diretamente à profissão, línguas estrangeiras e outras atividades apresentadas de organização em ensino, pesquisa ou extensão;
Classificação final e desempate
A classificação final se dará pela média ponderada das pontuações obtidas nas 2 etapas. Para se considerar aprovado, a nota final precisa ser de no mínimo 4 pontos. Ademais, pensando num possível empate, o edital deixa evidente os seguintes critérios de desempate, em ordem:
- Maior nota na primeira etapa;
- Maior nota na segunda etapa; e
- Maior idade.
Bons estudos!
Leia mais:
- Medtrack: revolucione a sua forma de estudar para a residência médica
- Confira a nota de corte para residência médica em São Paulo em 2024
- ENARE 2024/2025: Confira vagas de residência médica em São Paulo
- Processo seletivo UNIFESP 2025: inscrições abertas para a residência médica
- Quais assuntos que mais caem na prova de residência médica SUS-SP?