O nosso tempo é limitado.
Vivemos nos lamentando que não temos tempo para nada. Sempre estamos correndo para fazer diversas atividades e nunca estamos felizes, pois muitas delas sequer são iniciadas, ou, mesmo quando as começamos, grande parte fica sem finalização.
Estamos sempre devendo projetos importantes para nós mesmos - como a aprovação na prova de residência médica!
Será que não temos tempo de verdade, ou o utilizamos com coisas menos importantes que nos ocupam e ajudam a fugir das coisas difíceis???
É da natureza humana se enganar e querer acreditar que, ao iniciar o horário de estudo com atividades mais leves, será mais fácil dar conta de todos os afazeres. O tempo vai passando, e à medida que nos lembramos de pequenas coisas da nossa rotina, vamos procrastinando o estudo - assim, quando nos damos conta, o tempo que temos já não dá mais para executar todas as tarefas do dia.
Será que falta tempo ou é você que não está sabendo administrá-lo bem?
Pense:
- Por que pessoas com menos tempo disponível que outras conseguem estudar mais?
- Por que mesmo estudando menos horas, algumas pessoas conseguem melhores resultados?
A diferença é que as pessoas que têm pouco tempo livre precisam otimizá-lo para conseguir atingir seus objetivos. Elas focam no que é importante para os seus objetivos futuros e não deixam as coisas sem importância roubarem o seu precioso tempo disponível.
Se veio até este ponto empurrando com a barriga seu projeto para aprovação, ou mesmo se apenas agora se deu conta de que ainda não conseguiu priorizar o que é importante para o seu futuro, não se desespere!
Ao final dessa leitura, você já será capaz de dar os primeiros passos para mudar a sua realidade e começar a caminhar rumo à aprovação.
Aprenda a dizer não
Entenda que o mais difícil é aprender a dizer não para os outros e para si mesmo. Sempre existirá alguma outra atividade para atrapalhar a sua programação de estudo. Seja ela importante ou urgente ou mesmo só tentadora.
E agora que você sabe disso, vamos criar um novo hábito para focar no que realmente importa e fazer com que consiga dizer aquilo que gosto de chamar de um “não” elegante para tudo o que te impede de cumprir as suas metas.
Faça anotações
Aprenda a descarregar tudo o que você precisa fazer em um papel. Pare de querer lembrar de tudo e com isso não se concentrar em nada, principalmente pelo medo de esquecer o que precisa ser feito.
Toda noite escreva em um papel tudo o que você precisa fazer no dia seguinte
Atividades relacionadas ao estudo, trabalho, descanso e lazer. Estime quanto tempo você precisa para fazer cada atividade e depois categorize por ordem de importância.
Vá encaixando essas atividades nas horas do dia seguinte e não esqueça de estimar o tempo de deslocamento, caso precise, assim como os horários para as refeições e descanso. Agora você tem o primeiro esboço do seu dia.
Analise
Em seguida, chegou a hora de começar a tornar seu dia mais eficiente - mas para isso, é necessário refletir:
Quais dessas atividades são menos importantes? E quais delas posso deixar para outro dia?
Gerencie seu tempo
Depois de cortar essas atividades delegáveis ou menos urgentes, você já é capaz de separar as horas do trabalho (essas são intocáveis, é claro) e as restantes devem ser preenchidas com as atividades que sobraram na lista.
Estime se o tempo será suficiente para fazer tudo o que precisa; em caso positivo, inicie os horários livres com as atividades mais importantes, claro que quem deseja ser aprovado na prova de residência vai começar com o estudo!!!
Caso perceba que não tem tempo para fazer tudo, comece o processo de reflexão para decidir como mudar a rotina e focar no que é importante para a aprovação na prova de residência!
Coloque as atividades mais difíceis ou menos prazerosas nos horários que você está mais descansado. E transfira as atividades mais fáceis para os horários finais, pois assim ficará mais fácil aprender e conseguir terminar as atividades.
Conclusão
Agora você poderá até mesmo dividir melhor o seu tempo para ajudar os outros e curtir momentos de lazer - sem esquecer de antes dividir os próprios horários para continuar se dedicando à realização do seu sonho, é claro.
A cada noite, quando fizer a lista para o próximo dia, faça uma avaliação do que acabou de passar, utilizando-o como referência para conciliações futuras em sua agenda. Aprenda a dar importância aos seus projetos e siga firme no seu propósito - porque acredite: as tentações e interrupções não vão sumir da sua vida! Você simplesmente terá que aprender a priorizar aquilo que realmente tem valor para o seu futuro.
Forte abraço,
Diana Sette - Mentoria EMR