Hoje começaremos a nossa conversa com uma interrogação muito pertinente para quem deseja passar na prova da residência:
“Qual o segredo da aprovação?”
Acompanho diversos alunos em situações completamente diferentes e se eu pudesse ousar a te dar um conselho, esse conselho seria: REVISE!!!
A nossa mente sempre vai procurar desculpas do tipo que eu não tenho tempo, não sei como fazer ou mesmo que eu preciso aprender tudo para depois ir voltando.
A primeira atitude que você deve tomar hoje é parar de se enganar, e entender que o aluno que vai passar é aquele que melhor entende o que precisa fazer neste momento, ao contrário daquele que fica apenas na vontade ou na base do “acho que dá’.
Você deve estar se perguntando agora, mas como farei isso??? E pode ficar tranquilo que é exatamente esse segredo que te contarei agora!!!
Qual a melhor forma para revisar os conteúdos?
A revisão é algo que deve ser feito de forma leve e contínua, então nada de deixar virar uma bola de neve que paralisa o seu estudo.
A palavra revisão tem um significado de revisitar o que foi aprendido, desta forma uma quantidade pequena de questões, a leitura de um mapa mental, um resumo (resumo de verdade não os capítulos de livros que os alunos transcrevem assistindo aula!!!) ou mesmo flashcards - são a maneira mais fácil de colocar em prática uma boa revisão.
E não fique angustiado ou mesmo se perguntando acerca de qual seria a melhor maneira de rever conteúdos - você pode mudá-la a cada nova revisão!
O intuito, como falei anteriormente, é revisitar os temas estudados para não esquecer os detalhes e reforçar o aprendizado que foi feito durante a leitura do e-book ou a videoaula.
Esta revisão que estou falando deve ser colocada em prática do momento que você começa a estudar até chegar a sua prova. Para quem não vem revisando, deve começar a fazê-lo AGORA MESMO!
Leia mais:
Como colocar em prática?
Separe 40 minutos cinco dias por semana e vá retomando na ordem que estudou quantos temas forem possíveis por dia. Cada dia da semana você revisa uma área diferente.
Um dica: experimente separar um tempo maior para Clínica médica, pois essa matéria é a mais extensa.
Outra boa opção é fazer as revisões com 24h, 7 dias, 14 dias e depois de 28 em 28 dias. Cada assunto estudado entra no ciclo, e você pode controlá-lo inserindo esta frequência em agendas como a do Google, que te permite definir a recorrência dos eventos.
O ideal é colocar a data que estudou cada assunto, pois desta maneira você não precisará fazer muitas revisões ao mesmo tempo, caso inicie agora, pois você precisará retomar os assuntos já estudados.
E uma dica excelente para quem não lembra as datas é colocar na data que o curso liberou, pois você espaça os assuntos de forma mais tranquila para administrar.
Desta maneira simples você ficará mais eficiente no seu estudo e garantirá um bom aproveitamento em prova dos temas já estudados.
Cursos de revisão
Outra maneira muito eficiente de retomar os assuntos já estudados são os cursos de revisão que oferecem a retomada dos assuntos com a resolução de questões da banca.
Neste modelo de curso você, além de retomar todos os pontos importantes do conteúdo, entende na prática de prova como os assuntos são cobrados e as cascas de banana que a sua banca utilizará para tentar te derrubar.
Claro que uma modalidade de revisão não exclui a outra - mesmo que você inicie o seu estudo com o curso de revisão por resolução de questões, é muito importante que tenha o ciclo semanal de revisão preparado!
Desta maneira tenho certeza que você não esquecerá nenhum detalhe importante na hora da sua prova e que este segredo garantirá a sua aprovação!!!
Forte abraço,
Diana Sette | Mentora EMR