O Revalida INEP consiste em uma prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação, para regularizar o diploma médico estrangeiro no Brasil.
Criado em 2011, ele é utilizado para garantir que médicos formados em outros países e que atuem no país, tenham o mesmo nível de conhecimento daqueles formados no Brasil. O Revalida INEP pode ser realizado tanto por estrangeiros graduados em medicina no exterior, como por brasileiros formados em outros países. Veja mais detalhes sobre o exame a seguir.
Quais são as etapas do Revalida INEP?
O Revalida INEP é realizado duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Isso significa dizer que os participantes têm duas chances por ano de revalidar o diploma médico estrangeiro.
Ele é composto por duas etapas eliminatórias: prova escrita e prova de habilidades clínicas. Que estão detalhadas abaixo. Antes, é preciso salientar que o exame não possui um número mínimo de vagas, assim, todos aqueles que atingirem a nota de corte são aprovados. A nota de corte é sempre divulgada pelo próprio INEP antes da realização da prova.
Prova escrita
A primeira etapa é formada pela prova objetiva, chamada de P1, e pela prova discursiva, a P2. Ao fazer a P1, o candidato fará 100 questões de múltipla escolha, cada uma delas valendo 1 ponto. Já ao fazer a prova discursiva, ele fará 5 questões, cada uma com valor equivalente a 10 pontos. Sendo assim, a primeira etapa do Revalida INEP pode chegar ao um total de 150 pontos.
As duas provas são realizadas no mesmo dia. Com 5 horas de duração, a prova objetiva ocorre pela manhã, enquanto a P2 ocorre pela tarde e possui 4 horas de duração. O valor da inscrição costuma ser de R$ 410,00.
Prova habilidades clínicas
Para fazer a prova de habilidades clínicas, a segunda etapa, é preciso ser aprovado na primeira. Esta segunda etapa, é puramente prática. O candidato deve passar por 10 estações com situações-problemas e apresentações de casos, e realizar tarefas específicas sobre as cinco grandes áreas básicas da medicina: Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade (Saúde Coletiva).
Ela ocorre durante dois dias (5 estações por dia) podendo ser realizada pela manhã ou pela tarde, mas o turno é definido pelo próprio INEP. Cada estação é avaliada numa escala de 0 a 10 pontos, e a pontuação total pode chegar a 100 pontos. A taxa de inscrição costuma ser de R$4.106,09.
Caso o participante não seja aprovado, ele poderá refazer esta etapa pelos próximos 2 exames sem precisar passar novamente pela primeira etapa. Por exemplo, você fez o Revalida INEP 2023.2, mas não foi aprovado na segunda etapa, então poderá fazê-la novamente na prova 2024.1 e 2024.2, se inscrevendo e pagando a taxa.
Requisitos para se inscrever no Revalida INEP
Vale lembrar, que para participar, segundo o INEP, os candidatos devem obedecer aos seguintes requisitos:
- Ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil;
- Enviar imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema de inscrição;
- Ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;
- Ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil, por intermédio do Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.
Como se preparar?
A sua preparação para o Revalida INEP começa com o Eu Médico Revalida. Com a rotina atribulada depois de se formar médico, as aulas do preparatório do Eu Médico Revalida são ideais para você, aulas divididas em blocos com cerca de 10 minutos cada, que estão disponíveis em áudio.
Além disso, o seu foco será apenas nos temas abordados pelo Revalida INEP, isso significa dizer que você não precisará saber tudo da medicina, mas sim os assuntos que vão cair na sua prova. E tem mais, a plataforma de métricas do preparatório é integrada com uma inteligência artificial (IA) por onde você acompanha o seu desempenho. Desempenho esse que é utilizado pela IA para gerar revisões e simulados personalizados, totalmente adaptados para você.
Você pode praticar bastante para a prova com um banco de questões com mais de 50 mil questões comentadas em texto e vídeo, e muito mais! Para o Revalida INEP 2024 você pode optar pelo curso intensivo, com acesso até agosto de 2024 ou pelo extensivo, com acesso até março de 2025.
Dicas para ser aprovado no Revalida INEP
Além da ajuda do cursinho preparatório, uma outra dica para você se sair bem no Revalida é descobrir qual o método de estudo que seja melhor para você e ter preparo físico e psicológico, para além do conhecimento. Fazer questões de prova antiga também é essencial, pois assim você entende o que as questões cobram sobre os assuntos e como elas fazem isso. Além de ajudar a otimizar o tempo de resolução da prova.
Mais dicas sobre a prova do Revalida INEP, principalmente sobre a prova de habilidades clínicas, confira neste texto.
O que fazer depois de ser aprovado?
Após obter a aprovação no Revalida INEP, se faz necessário iniciar os procedimentos para a revalidação com a faculdade que for escolhida pelo candidato. As exigências em relação a documentação e valores para que o diploma seja revalidado variam conforme a instituição de ensino superior escolhida. Algumas delas, inclusive, nem chegam a cobrar taxa alguma. De maneira geral, o tempo médio até o processo de revalidação ser finalizado na faculdade é de 6 meses.
Leia mais: