Olá, futuro residente!
Hoje viemos te contar que o edital para a prova de residência médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) já está disponível!
Ele é organizado pela Comissão de Exames da própria Universidade e acontece em três fases: prova objetiva, prova prática e análise e arguição curricular. Contudo, a depender da especialidade com pré-requisito a prática pode não ser uma exigência. Confira mais detalhes a seguir!
Cronograma para a prova de residência médica da UNIFESP
- Período de Inscrição: 14/09/2024 (a partir das 7h) a 28/10/2024 (até às 19h59)
- Prova da 1ª fase e gabarito: 08/12/2024
- Resultado preliminar da da 1ª fase: 13/12/2024
- Resultado definitivo da da 1ª fase: 19/12/2024
- Prova prática (2ª fase) e gabarito: 11/01/2025
- Análise curricular (2ª ou 3ª fase): 07/01/2025 a 20/01/2025
- Resultado preliminar da 2ª fase: a partir de e 23/01/2025
- Resultado final e convocação: 05/02/2025
- Matrículas: 11/02/2025 a 13/02/2025
Inscrições
Para realizar a inscrição para a prova de residência médica na UNIFESP é preciso acessar, exclusivamente, o site do coreme da Universidade entre as 7H do dia 14 de setembro e às 19H59 do dia 28 de outubro. Para 2025 o valor a ser pago para se candidatar a vaga em programas com acesso direto e pré-requisito é de R$663,51. Pode solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos que se enquadrarem nos seguintes critérios:
- Quando a taxa de inscrição for superior a 30% do salário do candidato, e ele não tiver dependente;
- Quando a taxa de inscrição for superior a 20% do salário do candidato, e ele tiver até dois dependentes;
- Quando a taxa de inscrição for superior a 10% do salário do candidato, e ele mais de dois dependentes;
- Quando o candidato se declarar impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa de inscrição e comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos;
- Quando o candidato for inscrito no CadÚnico.
Concorrência UNIFESP
No último processo seletivo, as especialidades de acesso direto com maior concorrência foram, respectivamente, Neurocirurgia, Anestesiologia e Otorrinolaringologia, todas com pelo menos 43 candidatos por vaga. Já na outra ponta, Medicina Intensiva, Medicina da Família e Comunidade e Medicina Preventiva e Social tiveram seis candidatos por vaga. No texto abaixo é possível ver essa e mais informações incluindo número total de inscritos e concorrência por vaga, confira:
Vagas
Acesso Direto
Pré-Requisito
Área de Atuação
Ano Adicional
Como é a prova de residência médica UNIFESP?
Primeira fase
Acesso direto
A prova objetiva para as especialidades de acesso direto segue o padrão da maioria das provas de residência médica, ela é de caráter classificatório e tem 100 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas, versando sobre as 5 grandes áreas básicas da medicina. O tempo total estipulado pela banca é de 3 horas.
Fica claro no edital que somente serão convocados para a segunda fase aqueles candidatos que acertarem, no mínimo, a metade das questões da prova objetiva. Além disso, ela irá ocorrer às 13H do dia 08 de dezembro.
Pré-requisito, áreas de atuação e ano adicional
Ao contrário dos programas com acesso direto, para alguns programas com pré-requisito o caráter da prova objetiva pode ser eliminatório. Além disso, as provas podem ter entre 10 e 50 questões de múltipla escolha, sobre a área básica do curso.
Segunda fase
A segunda fase será realizada no dia 11/01/2025, a partir das 7H e o local e horário serão divulgados no site a partir do dia 20/12/2024.
A prova prática é composta por uma avaliação de habilidades e uma prova informatizada contendo vídeos, imagens, esquemas e gráficos. Alguns outros programas que não aqueles com acesso direto, podem ou não realizar essa prova. Por isso a segunda fase pode ser composta apenas pela análise e arguição curricular. No caso das provas de acesso direto, as perguntas serão sobre as cinco grandes áreas da medicina, já no caso de pré-requisito versarão sobre a área básica do curso escolhido.
Entrevista (análise e arguição curricular)
Os participantes devem comparecer ao local indicado para a entrevista, dentre outras coisas, munidos do currículo lattes, histórico escolar - no qual devem constar as notas obtidas ao longo da faculdade de medicina - e do curriculum vitae com uma foto 3x4 colorida em anexo. A análise ocorrerá dos dias 09/01/2024 a 24/01/2024 em local e data que serão divulgados a partir do dia 20 de dezembro.
Os critérios avaliados são:
- Instituição de origem ser reconhecida como centro formador, assistencial e de pesquisa científica; possuir Hospital Universitário próprio; oferecer ensino de graduação nos três níveis de atenção à saúde;
- Desempenho durante a graduação (histórico escolar);
- Duração do Internato;
- Atividades de representação estudantil;
- Iniciação e produção científicas;
- Monitorias;
- Atividades extracurriculares relacionadas ao ensino, assistência médica, estágios supervisionados e extensão;
- Congressos e cursos de extensão;
- Prêmios e distinções acadêmicas;
- Atividades comunitárias, culturais e esportiva;
- Língua estrangeira;
- Eventuais infrações éticas ocorridas durante esta fase poderão significar eliminação do candidato;
Classificação final e critérios de desempate
A nota final é estabelecida por meio das notas obtidas em cada fase. Sendo assim, caso haja empate, os seguintes critérios de desempate são apontados pela UNIFESP:
- Maior nota da prova escrita;
- Maior nota da prova prática;
- Maior nota da análise curricular;
- Maior idade.
Já sobre o cálculo da nota final, para candidatos de cursos que possuem a prova prática a nota final é calculada somando as notas das três etapas do processo, prova objetiva é peso 5 já a prova prática é peso 4 e análise curricular peso 1. Já cursos em que as fases do processo seletivo são apenas prova objetiva e análise curricular, como Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a primeira etapa possui peso 9 e a segunda peso 1.
Saiba como se preparar para a reta final da residência médica 2025
O preparo adequado para a prova de residência médica ao longo do ano é importante, mas não se pode esquecer dos momentos finais. A preparação na reta final também é imprescindível. O curso de revisão R1 nacional vai te ajudar a relembrar os assuntos cobrados pela banca, vai dá aquele direcionamento certo e o ‘último fôlego’ que você precisa para ver o seu nome no listão dos aprovados em 2024.
Vem estudar com a gente!
Leia mais:
- Confira a nota de corte para residência médica em São Paulo em 2024
- ENARE 2024/2025: Confira vagas de residência médica em São Paulo
- Revisão Eu Médico Residente: veja como se preparar nesta reta final
- Como Lidar com Erros Médicos na Residência: Aprendizado e Comunicação
- Residência médica 2024: veja os aprovados gerais do Eu Médico Residente