A Secretaria de Saúde do estado do Ceará anunciou no começo deste mês que 13 instituições de saúde até então vinculadas a SURCE passaram a aderir ao ENARE. Com a mudança é esperado que o processo seletivo do estado do Ceará passe a ter apenas 15 instituições vinculadas. Ao total, a expectativa é que o ENARE ganhe aproximadamente 1 mil vagas de residência médica vindas dessa mudança - a maioria da Escola de Saúde Pública do Ceará.
O que muda para quem quer fazer residência médica no Ceará
Na prática, a mudança faz com que candidatos que querem fazer a residência em uma instituição que era da SURCE e passou a ser do ENARE passem a ter de fazer o exame nacional. Como a maioria das vagas do estado pertenciam à banca estadual, candidatos que ainda não sabem em qual instituição querem estudar poderão ter que se inscrever nas duas bancas para garantir a aprovação na residência.
Entenda o que é e como funciona o ENARE
O Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) foi criado em 2020 e desde então vêm crescendo o número de vagas oferecidas, tanto que desde o ano passado o edital é o maior do tipo em vagas de residência no Brasil. Esse processo seletivo funciona de forma parecida com o ENEM, assim com uma só inscrição é possível se candidatar para vagas de todo o Brasil, poupando aos candidatos custos com passagem e inscrição para bancas além de que podem se preparar de forma mais específica para a prova.
Dividida em duas fases seu processo seletivo é formado por uma prova objetiva de 100 questões sobre as cinco áreas básicas da medicina e de uma análise curricular correspondente a 10% da nota final. No ano passado, 45 cidades brasileiras aplicaram a prova que custou R$310 de taxa de inscrição.
Para esse ano foi anunciado que a banca organizadora foi alterada da AOCP para a Fundação Getulio Vargas. Para entender como a mudança impactará na prova, veja: ENARE muda a banca organizadora para a residência médica 2025.
Entenda o que é e como funciona a SURCE
A Seleção Unificada para Residência Médica no estado do Ceará, ou SURCE, é uma das bancas de residência médica mais tradicionais da região nordeste do país. Ao contrário do ENARE, nela é possível fazer inscrição para mais de uma especialidade, mas é preciso pagar o valor referente a taxa de inscrição (que ano passado foi de R$300) para cada vaga.
Aqui, o processo seletivo segue o padrão seguido pela maior parte das instituições: são duas etapas constituídas de prova objetiva com 100 questões sobre as cinco áreas básicas e análise curricular correspondente a 10% da nota final.
Leia Mais:
- Super Simulado SURCE: Teste seus conhecimentos na prova objetiva
- ENARE divulga novas informações sobre o edital 2024/2025
- Residência médica 2024: veja os aprovados gerais do Eu Médico Residente
- Concorrência das principais provas de residência médica 2024
- Confira a nota de corte para residência médica no SURCE em 2024