Carreira
Publicado em
25/3/24

Residência médica em Mastologia: rotina, mercado de trabalho e salário

Escrito por:
Residência médica em Mastologia: rotina, mercado de trabalho e salário

Olá, futuro residente!

No post de hoje falaremos sobre a Mastologia, área médica relativamente recente que era até pouco tempo um braço da Ginecologia, e atualmente pode ser exercida também por profissionais formados em Cirurgia Geral. Conheça mais sobre a residência médica em Mastologia, rotina profissional, remuneração e mais.

O que é a Mastologia?

A Mastologia é a área da medicina que estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas às mamas tanto de homens quanto de mulheres. Essa especialidade vem sendo mais reconhecida nos últimos anos com a expansão da prevenção ao câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais atinge mulheres brasileiras e principal recorrência nos consultórios de mastologistas. 

Para entender mais sobre a área veja nossa entrevista com a Drª. Marina Ávila, residente em GO pela UNIFESP e mastologista pelo Hospital Pérola Byington (SP):

Quais as características de um bom mastologista?

Se você pensa em se tornar um mastologista saiba que algumas características são fundamentais para ser um bom profissional nesta área. Entre elas estão o bom trato clínico, saber escutar e fazer uma boa anamnese. Além disso, ter empatia e fazer com que seu paciente se sinta acolhido é fundamental, já que lida com uma área tão sensível, principalmente para as mulheres.  

Saber trabalhar em uma equipe multidisciplinar e buscar conhecimento de outras áreas como a Oncologia e a Radiologia também é interessante, já que o mastologista costuma trabalhar de perto com esses profissionais.

Qual o perfil da Mastologia atualmente no Brasil?

A pesquisa Demografia Médica 2023, feita pela Associação Médica Brasileira junto da Universidade de São Paulo, ajudou a dar luz sobre o perfil dos mais de 2.900 mastologistas em nosso país. Segundo o estudo, a especialidade possui uma maioria de mulheres, com 54,9% contra 45,1% de homens. A média de idade é 47 anos e a maior parte desses profissionais residem nas capitais do sudeste

Confira a distribuição desses profissionais por região do país:

  • 51% dos formados em Mastologia residem no Sudeste;
  • 22,6% no Nordeste;
  • 13,7 no Sul
  • 8,6% no Centro-Oeste;
  • E 4,1% na região Norte.

Já a divisão por tipo de município atualmente é dessa forma:

  • 61,8% desses profissionais residem em alguma capital brasileira;
  • 36,8% em cidades do interior;
  • E 6,0 na região metropolitana.

Como é a residência médica em Mastologia?

A residência médica em Mastologia tem duração de dois anos e possui pré-requisito em Cirurgia Geral ou Ginecologia e Obstetrícia. Como o perfil do paciente é em sua grande maioria mulheres, boa parte desses profissionais tem como primeira especialização a GO. Segundo a Demografia Médica, 75,70% dos mastologistas também são ginecologistas.

Essa residência costuma respeitar o máximo de 60 horas semanais, com seus residentes ficando de sobreaviso, mas raramente precisando trabalhar à noite ou aos finais de semana. Se você está curioso para saber o que estudam em cada ano da residência, separamos alguns dos tópicos que devem ser abordados ao fim de cada ano segundo a Matriz de Competência da área, definida pelo Ministério da Educação.

O que devo saber ao fim do primeiro ano em Mastologia?

  • Estimar o risco do câncer de mama;
  • Dominar a anatomia cirúrgica das mamas, suas cadeias de drenagem linfonodais e dos retalhos miofasciocutâneos mais frequentemente empregados nas cirurgias de mama; 
  • Dominar os princípios da endocrinologia ginecológica;
  • Avaliar os diversos métodos de tratamento e intervenção minimamente invasivos nas doenças mamárias: crioterapia, laserterapia entre outras;
  • Realizar avaliações pós-operatórias, com retirada de pontos, cuidados com drenos e curativos de operações mamárias.
Atualmente a Mastologia possui uma maioria feminina no país e a maior parte desses profissionais tem como R1 a GO. Foto: Reprodução/Shutterstock
Atualmente a Mastologia possui uma maioria feminina no país e a maior parte desses profissionais tem como R1 a GO. Foto: Reprodução/Shutterstock

O que devo saber ao fim do segundo ano em Mastologia?

  • Orientar sobre distúrbios de autoimagem, depressão e encaminhamento para a psiquiatria
  • Dominar a comunicação de más notícias, oferecer os cuidados paliativos a todas as portadoras de câncer de mama metastático, independente do tratamento instituído, saber orientar e apoiar cuidadores e familiares;
  • Julgar a necessidade de aconselhamento genético e encaminhamento de paciente ao serviço multiprofissional especializado;
  • Dominar a prescrição de hormônio profilaxia, identificar e orientar os principais eventos adversos;
  • Dominar as técnicas de cirurgia funcional mamária.

Como funciona a rotina profissional do mastologista?

Por ser uma especialidade clínica-cirúrgica, a rotina do profissional formado na residência médica em Mastologia pode ser preenchida de forma muito variada. Esse especialista pode atuar em clínicas, e em hospitais tanto no ambulatório quanto realizando cirurgias, participar de campanhas para a prevenção do câncer de mama e ainda atuar como autônomo sendo chefe de cirurgia.

Como é uma especialidade que não possui tempo cirúrgico tão grande, possuindo um número menor de cirurgias de emergência, a área proporciona uma maior qualidade de vida. Isso porque é possível ter uma maior previsibilidade de tempo de trabalho, com menos tempo de sobreaviso e complicações pós-cirúrgicas. Esse motivo, inclusive, atrai grande parte dos formados em Cirurgia Geral que buscam uma subespecialização em uma área mais calma.

Quanto ao perfil de seus pacientes, a grande maioria são mulheres que vêm encaminhadas de seus ginecologistas ou oncologistas e grande parte desses pacientes possui ou tem suspeita de câncer de mama.

Mercado de trabalho e salário

O mercado de trabalho para quem fez residência médica em Mastologia vem se expandindo nos últimos anos - conforme a informação sobre a importância do câncer de mama se espalha, cresce também a procura por esses profissionais. Segundo a Demografia Médica, a Mastologia teve um aumento de mais de 100% no número de especialistas entre 2012 e 2022, indo de 1.450 para 2.912.

Apesar desse aumento no número de profissionais, a demanda segue alta em todo o país   principalmente porque mais da metade desses especialistas estão concentrados na região sudeste. Quanto ao rendimento, segundo o site Salario, que utiliza dados do Novo Caged, a renda mensal média de um mastologista é de R$5.665,35 para 19 horas de trabalho. O valor, no entanto, costuma ser bem maior se o profissional possui outras especializações e está numa área de maior demanda.

Conclusão

A Mastologia é uma especialidade clínico-cirúrgica que tem pré-requisitos para Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral. A rotina desse especialista é majoritariamente clínica e com pacientes que lidam com o diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Leia mais: