Carreira
Publicado em
30/7/23

Nutrologia: residência médica, área de atuação, remuneração e mais

Escrito por:
Nutrologia: residência médica, área de atuação, remuneração e mais

A Nutrologia é uma área médica voltada para estudar as consequências geradas pela alimentação no corpo humano. Ela é de  pré-requisito, e para ser aprovado na residência médica em Nutrologia é preciso antes fazer a prova de acesso direto e se tornar um especialista.

O número de profissionais é baixo, equivalente a 0,4% do total de especialistas. Além disso, está entre as especialidades menos concorridas. Para saber mais detalhes sobre a rotina da residência, a remuneração e o perfil profissional continue acompanhando o texto. 

O que é a Nutrologia?

A Nutrologia é responsável por estudar a nutrição humana, bem como o seu comportamento alimentar. O nutrólogo, profissional da área, previne doenças, fecha diagnósticos e indica tratamentos para casos que têm a alimentação como ponto central, como os distúrbios alimentares e doenças como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Tudo isso para garantir a qualidade da vida humana, aumentando a longevidade.

É bastante comum que o profissional da Nutrologia trabalhe de maneira multidisciplinar com médicos endocrinologistas e com nutricionistas. E aí pode surgir uma dúvida: qual a diferença para o nutricionista?”, então o Eu Médico Residente te diz. Enquanto as atribuições dos nutricionistas para manter os níveis nutricionais do corpo humano equilibrados passam pela educação alimentar e pela recomendação de dietas, o nutrólogo cuida das patologias decorrentes do metabolismo e da ingestão de alimentos

É tanto que, a prescrição de medicamentos para as doenças decorrentes da alimentação só pode ser feita pelos nutrólogos. 

Qual o perfil do profissional em Nutrologia?

A residência médica em Nutrologia está entre as menos concorridas. Foto: Reprodução/AdobeStock
A residência médica em Nutrologia está entre as menos concorridas. Foto: Reprodução/AdobeStock

A Nutrologia é umas das 15 especialidades com o menor número de profissionais, de acordo com a demografia médica 2023, são ao total 1.977 nutrólogos. Isso é o equivalente a 0,4% dos 495.716 médicos especialistas brasileiros. O crescimento observado de 2012 a 2022 foi pequeno, foram registrados aproximadamente 800 profissionais da área. Vale salientar que também é uma das 10 especialidades menos procuradas por residentes

Indo na contramão de boa parte das especialidades, nesta, o quantitativo de profissionais femininos e masculinos é bem equilibrado, são 49% a 51%, respectivamente, com uma média de idade de 55 anos. É importante deixar claro que na região sudeste se encontra a maior parte deles, e logo em seguida vem a região Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.  

Como é a rotina da residência médica em Nutrologia?

A residência médica em Nutrologia tem a Clínica Médica e a Cirurgia Geral como pré-requisito, e tem duração de 2 anos. Durante a formação os residentes - de acordo com o conteúdo programático, elaborado pelo Associação Médica Brasileira, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Nutrologia - passam pelos seguintes lugares:

  • Enfermarias
  • Ambulatórios
  • Farmácia de manipulação de dietas
  • Pedidos de interconsulta e laboratórios específicos em Nutrologia
  • Estágios obrigatórios na Unidade de Emergência e no Centro de Terapia Intensiva. 

Os futuros nutrólogos também são treinados para:

  • Fazer avaliação nutrológica;
  • Prescrição e acompanhamento da terapia nutricional via oral, enteral e parenteral;
  • Diagnosticar e tratar as dislipidemias;
  • Estudar sobre a obesidade e Síndrome Metabólica;
  • Tratar pacientes com desnutrição protéico-calórica;
  • Estudar e tratar de pacientes com carências vitamínicas e de minerais; e
  • Evoluir pacientes pré e pós cirurgia bariátrica e portadores de síndrome de má absorção grave.

Abordagens temáticas como: distúrbios da conduta alimentar, obesidade e síndrome metabólica, hipovitaminoses são comuns na residência médica em Nutrologia. Além disso, existe uma matriz de competências determinada pelo Ministério da Educação (MEC) falando detalhadamente sobre cada um dos dois anos. Veja a seguir:

O que devo saber ao fim do primeiro ano da residência médica em Nutrologia?

  • Dominar anamnese e exame físico, em especial a avaliação nutrológica com inquérito alimentar e avaliação bioquímica do estado nutricional e a formulação de hipóteses diagnósticas, identificando "erros" alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente;
  • Dominar a avaliação da composição corporal, empregando corretamente os métodos de antropometria, bioimpedância elétrica e DEXA (Dual-energy X-ray Absorptiometry);
  • Dominar a avaliação do gasto energético (calorimetria indireta, aplicação de fórmulas, uso de tabelas baseadas em consensos e outras);
  • Dominar a Terapia Nutricional Enteral e Parenteral;
  • Dominar o atendimento ao paciente com obesidade e suas comorbidades, indicado e/ou submetido à cirurgia bariátrica, ao paciente com desnutrição, com síndrome de má absorção e pacientes pediátricas com doenças nutrológicas;
  • Dominar dietoterapias computadorizadas;
  • Dominar a passagem da sonda nasoentérica para a nutrição enteral e outros procedimentos nutrológicos; e
  • Dominar a orientação nutrológica.

O que devo saber ao fim do segundo ano da residência médica em Nutrologia?

  • Compreender o microbioma e sua relação com o organismo humano; 
  • Dominar os transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar periódica, entre outros;
  • Dominar o tratamento farmacológico da obesidade;
  • Dominar o procedimento de acesso venoso central para a nutrição parenteral;
  • Dominar falência intestinal (Síndrome do Intestino Curto e outros) no âmbito ambulatorial, internação e hospital dia;
  • Dominar a orientação nutrológica do paciente cirúrgico eletivo, do paciente oncológico e no pré e pós operatório de transplante de órgãos sólidos, como intestino, fígado, rim e pulmão;
  • Compreender a nutrologia esportiva.

O que estudar para ser um residente em Nutrologia?

Para ingressar na residência médica em Nutrologia é preciso, antes de tudo, ser especialista em Clínica Médica ou em Cirurgia Geral, para então fazer a prova do pré-requisito. Além da aprovação na prova objetiva, muitas vezes é preciso também aprovação na análise curricular ou prova prática, isso depende do processo seletivo de escolha. 

Saiba que na sua preparação para a residência médica em Nutrologia, fazer as provas de edições anteriores é fundamental, além de ter um estudo direcionado. Pensando nisso, o Eu Médico Residente conta com um curso preparatório para quem deseja ser aprovado em uma especialidade de pré-requisito da Clínica Médica, o R+ em Clínica Médica

Além de contar com simulados e revisões personalizadas, feitos a partir do seu desempenho analisado pela nossa inteligência artificial, o aluno tem acesso a um banco com mais de 40 mil questões comentadas em texto e vídeo. Esses são 3 de mais uma série de benefícios do curso preparatório de residência médica do Eu Médico Residente.  

Mercado de trabalho e salário

A Nutrologia possui um número equilibrado entre profissionais femininos e masculinos. Foto: Reprodução/AdobeStock
A Nutrologia possui um número equilibrado entre profissionais femininos e masculinos. Foto: Reprodução/AdobeStock

No mercado de trabalho a atuação dos profissionais em Nutrologia acontece mais em instituições de saúde localizadas na capital e uma pequena parcela no interior. A região Sudeste lidera em número de nutrólogos atuantes. 

Falando especificamente da remuneração, segundo o site salário.com, a média salarial em 2023 é de R$ 8.060,13, por uma jornada de trabalho de 27 horas semanais. Além disso, o teto salarial pode chegar a R$ 15.544,17

Áreas de atuação da Nutrologia

A Nutrologia possui diversas áreas de atuação. Dessa maneira, ao se formar na residência médica em Nutrologia, o nutrólogo pode optar por atuar de maneira geral ou fazer uma subespecialização voltada para uma área ou público específico, como é o caso da obesidade. 

Nutrologia esportiva

Aqui o nutrólogo atua diretamente com atletas profissionais ou amadores, já que eles têm um metabolismo diferente. O profissional da Nutrologia Esportiva auxilia na melhora do desempenho no esporte, no equilíbrio nutricional, na recuperação pós-exercício ou na prevenção das afecções, por exemplo. Para mais, são eles os responsáveis por avaliar tendências às alterações e às lesões no sistema ósteo-músculo-tendíneo.

Nutrologia pediátrica

Assim como outras especialidades, a Nutrologia também tem uma área dedicada aos pequenos, que busca atuar em um desenvolvimento saudável se utilizando da alimentação para isso. O nutrólogo pediátrico atua na prevenção das carências alimentares e das dificuldades na ingestão de alimentos, auxiliando a manter uma nutrição saudável, rica em frutas, legumes e verduras.  

Ademais, o médico nutrologista pode atuar na indústria alimentícia, pesquisando soluções para enriquecer os alimentos, e na indústria farmacêutica, buscando tratamento para doenças e distúrbios causados por causa da alimentação.

Conclusão

A alimentação é o centro desta especialidade, prevenindo, diagnosticando e tratando as mais diversas patologias relacionadas. A residência médica em Nutrologia oferece todo o conhecimento necessário para a atuação profissional, que pode ser geral ou em algumas das subespecialidades como a Nutrologia Esportiva ou Pediátrica. 

Leia mais: