Dicas
Publicado em
1/10/22

Como estudar sem cair no Overlearning?

Escrito por:
Como estudar sem cair no Overlearning?

Estudar é o passo fundamental para quem quer passar na tão sonhada residência médica, mas, tão importante quanto a quantidade que você estuda é a metodologia e cronograma de estudos usados. Um erro comum entre pessoas que se preparam para uma grande prova é cometer overlearning, e acabar prejudicando mais do que ajudando o seu aprendizado.

Bruno Kominsky, CEO do Eu Médico Residente, já foi aprovado nas residências de Clínica Médica, Nefrologia, Ortopedia e Anestesiologia e contou Como reter mais conteúdo sem cair no Overlearning na série Dicas de Estudo no nosso canal do Youtube.

O que é Overlearning?

Imagine a seguinte situação: Um aluno que está se preparando para a prova de Ginecologia e Obstetrícia, por exemplo, ao estudar o material teórico sobre Câncer de Colo de Útero e HPV  decide realizar dezenas e até centenas de questões de uma só vez para ter certeza que de fato aprendeu o assunto. 

O overlearning nada mais é do que estudar uma enorme quantidade de conteúdos de um mesmo assunto de uma só vez. A prática é muito comum entre estudantes pois, ao estudar uma grande quantidade de uma só vez e realizar dezenas de questões, o aluno se sente mais seguro e confiante sobre o que acabou de estudar. 

Por que estudar demais pode atrapalhar?

Ao estudar um mesmo assunto por uma quantidade de tempo enorme e então realizar dezenas de questões dele você obviamente irá acertar a maior parte das questões. O problema com essa prática é criar uma falsa sensação que o conhecimento já foi retido e, que como você já dominou um assunto, não precisa praticá-lo novamente.

Um artigo da Universidade do Sul da Flórida chamado “Os Efeitos do Overlearning e da Prática Distribuída na Retenção do conhecimento de Matemática” mostrou que após uma semana de estudo, alunos que fizeram uma grande quantidade de questões e estudantes que fizeram apenas algumas tiveram praticamente os mesmos resultados.

Já num segundo experimento foi comparado estudantes que praticaram uma grande quantidade de questões de uma só vez para pessoas que estudaram em pequenas quantidades mas realizando revisões de maneira espaçada. O resultado mostrou que os que estudaram pouca quantidade mas revisaram de maneira espaçada retiveram mais da metade de conhecimento dos que fizeram overlearning.

Estudos mostram que estudar de maneira moderada fazendo revisões ao longo do tempo é uma maneira mais efetiva do que praticar uma quantidade muito grande de uma só vez. Foto: Reprodução/AdobeStock

Como estudar na quantidade certa?

Ao invés de fazer dezenas de questões de um assunto de uma vez e esquecer ele, foque nas revisões. Ao estudar um assunto, pratique algumas questões e programe quando irá revisá-lo. Fazer várias revisões ao longo do tempo é a maneira mais eficaz de garantir a retenção do assunto além de trazer um melhor aproveitamento do seu tempo.

Conclusão

Estudar muito de uma vez só pode parecer uma boa idéia mas causa overlearning e piora o seu rendimento nos estudos. Para garantir um estudo eficiente, pratique o conteúdo ao longo do tempo fazendo revisões periódicas. Aqui no EMR, contamos com cursos de revisões voltados para as principais bancas do Brasil para garantir a sua aprovação na residência médica dos seus sonhos. Vem conferir!

Leia Mais: