Dicas
Publicado em
5/6/24

Quais os assuntos mais cobrados na prova de residência médica da SES-PE?

Escrito por:
Quais os assuntos mais cobrados na prova de residência médica da SES-PE?

Para quem deseja se tornar um especialista, ter um bom preparo para a residência médica é fundamental. Isso não só envolve fazer um bom curso preparatório como também ter em mente quais os assuntos são mais cobrados por ela, para que o seu preparo seja totalmente direcionado. 

Dessa maneira, você não precisará ir para a prova de residência médica sabendo de todos os assuntos vistos ao longo dos anos da graduação, mas sim quais são os assuntos mais prioritários. Por isso, este texto fará parte de uma série de textos que irão te dizer os assuntos essenciais para as principais bancas do Brasil. Neste primeiro, falaremos sobre o nosso carro-chefe, a SES-PE.

Os 10 assuntos mais cobrados na prova de residência médica da SES-PE

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA SES-PE
1 - Epidemiologia: indicadores de saúde
2 - Perioperatório e REMIT
3 - Imunizações
4 - Estudos epidemiológicos: classificação e tipos de estudos epidemiológicos
5 - Abdome agudo
6 - Doenças das vias biliares
7 - Parto: assistência ao parto
8 - Sangramento na primeira metade da gestação
9 - Bioética
10 - Diabetes

Epidemiologia: indicadores de saúde

Na SES-PE, os indicadores de saúde que costumam ser cobrados são os indicadores de morbidade e de mortalidade. O primeiro é utilizado para mostrar o quanto uma doença incide e prevalece numa determinada população, além de ser utilizado para descrever os agravos à saúde dessa população. 

Já o segundo quantifica o número de óbitos de uma população num período específico. Para se aprofundar mais neste assunto tão relevante para a prova de residência médica da SES-PE confira o texto sobre os indicadores de morbidade

Perioperatório e REMIT

O perioperatório envolve 3 fases
O perioperatório envolve 3 fases. Foto: Reprodução/ShutterStock

O perioperatório é o período que envolve o ato cirúrgico, desde o preparo até a recuperação do paciente e a alta. Este momento é composto por 3 fases: fase pré-operatória, operatória  e pós-operatório. Para além disso, no perioperatório é preciso tomar cuidado com a administração de certos medicamentos, e deve ser observado o risco anestésico de alguns medicamentos utilizados previamente pelos pacientes. 

Imunizações

A administração das vacinas varia conforme a idade. Foto: Reprodução/Shutterstock

O calendário de imunizações recomendado pelo Ministério da Saúde é bastante rico, indicando vacinas que devem ser tomadas desde o momento do nascimento até a fase adulta e idosa. Sendo assim, imunizantes como a DTP (difteria, tétano e coqueluche), hepatite A e o da poliomielite 1 e 3 (VOP) devem ser administrados a partir de 1 ano de idade. Para adolescentes, adultos e idosos a tríplice viral, a DT (difteria e tétano) e a vacina contra a hepatite B são recomendadas a depender da situação vacinal do indivíduo. 

Estudos epidemiológicos: classificação e tipos de estudos epidemiológicos

Nos estudos epidemiológicos é realizada coleta e análise de dados sobre a situação de saúde de um determinado grupo populacional, com o objetivo de entender como as doenças estão distribuídas e quais os seus determinantes. Dentro dos estudos existem algumas variáveis, que influenciam diretamente nos resultados. Para mais, existem vários tipos, sendo os estudos ecológico, coorte seccional, coorte, caso controle e ensaio clínico são os que mais caem nas provas de residência médica, e, por isso, merecem maior destaque e atenção. 

Abdome agudo

Existem alguns tipos de abdome agudo, e dois deles são bastante importantes: abdome agudo obstrutivo e abdome agudo inflamatório. O tipo obstrutivo é caracterizado pela agudização de uma obstrução intestinal, causando dor abdominal intensa, e podendo causar distensão abdominal e vômitos. 

Distúrbios hidroeletrolíticos como a hipocalemia, estenose benignas e quadros infecciosos podem ser a causa do problema. Existem vários níveis e tipos de abdome agudo obstrutivo. Além disso, os sinais e sintomas, e o exame físico são excelentes ferramentas diagnósticas. 

Já quando falamos do abdome agudo inflamatório as causas podem ser apendicite, colecistite aguda, pancreatite aguda e diverticulite. O problema surge de uma inflamação ou infecção de alguma estrutura intra-abdominal, e resulta em sintomas como sensibilidade ao toque na região abdominal e rigidez da parede abdominal. Constipação ou diarreia também podem estar presentes. Para o seu diagnóstico, exames laboratoriais como leucograma, amilase, lipase e bilirrubina são fundamentais, assim como a ultrassonografia e a tomografia computadorizada. 

Processo seletivo de residência médica SES-PE

O processo seletivo de residência médica da SES-PE possui duas fases (prova objetiva e análise curricular) tanto para especialidades de acesso direto, quanto para especialidades que exigem algum pré-requisito. Para o acesso direto, a prova objetiva de múltipla escolha possui 100 questões ABCDE e para o R3 a prova é composta por 50 questões relativas ao pré-requisito.

A segunda fase, a análise curricular, é de caráter classificatório e avalia as atividades extracurriculares feitas pelos candidatos. Veja mais detalhes sobre vagas, inscrições e cronograma no texto sobre o edital da prova de residência médica SES-PE.

Como ser aprovado na prova de residência médica da SES-PE?

Para ser aprovado na residência médica da SES-PE não existe uma fórmula, existe sim um conjunto de fatores que te levam até a aprovação, e o principal deles é fazer um curso preparatório. Aqui no Eu Médico Residente o foco principal é nos alunos, nas suas necessidades. É tanto que no curso preparatório para a residência médica da SES-PE uma plataforma de métricas integrada com uma inteligência artificial capaz de criar simulados e revisões baseados no desempenho dos alunos.

Temos também o medtrack, que funciona como um mentor virtual, montando o cronograma de estudo adequado à individualidade de cada um. Além disso, as aulas são focadas naquilo que mais cai na SES-PE e em como cai, tudo isso para te deixar cada vez mais perto da aprovação. A nossa metodologia também é baseada na resolução de questões, então os E-books têm questões com a devida resolução e explicação da resposta. Essa explicação em vídeo e texto é possível achar também no nosso banco de questões com mais de 50 mil questões. Você pode testar esse e muitos outros benefícios através do nosso tour virtual

Leia mais: