A residência médica é uma etapa cheia de desafios e que abre muitas portas na vida profissional de qualquer médico. Pensando nisso, trouxemos uma lista com 7 dicas para aproveitar melhor a residência médica e fazer essa fase ser ainda mais especial.
Tenha uma agenda
Enquanto um trabalho em regime CLT comum pode ir até um máximo de 44 horas semanais, a residência médica possui uma média de 60 horas por semana. Além da carga enorme de trabalho, a residência é uma etapa de aprendizado, com muito estudo envolvido.
Por isso, para dar conta de todas as suas demandas na semana, lembrando o que tem estudar e onde ir no dia, é fundamental ter uma agenda. Das mais simples com registro diário até os famosos planners (agendas personalizáveis e com espaço para anotação). Ter o hábito de registar o que tem que fazer nelas vai diminuir muito suas chances de esquecer datas importantes e te deixando mais livre para lembrar o que realmente importa.
Saiba fazer anotações
Sendo um tempo de estudo uma boa rotina de revisões faz parte da rotina de qualquer residente. Mas, além de não possuir bastante tempo durante o horário de trabalho para escrever, também não sobra muito tempo para estudar em casa. Dessa maneira, saber fazer boas anotações é fundamental para fazer seu tempo de estudo ser o mais eficiente possível.
Encontre o estilo que faz mais sentido para você: você entende melhor com Mapas Mentais? Flashcard? É daqueles que leva post-it sempre com você? A partir disso otimize sua escrita entendendo como e o que escrever.
Conheça seus limites
Sabemos que você quer aproveitar essa etapa ao máximo e aprender tudo que for possível, mas cuidado para não se sobrecarregar. É importante se conhecer, não aceitar tudo para não acabar ultrapassando seus limites e ter o efeito rebote, precisando tirar tempo para cuidar da sua saúde mental. Escolha as responsabilidades que quer tomar para si com cuidado.
Pergunte, pergunte, pergunte!
A gente sabe que ao entrar num ambiente novo é normal ficar com a timidez ainda mais aflorada, no entanto, não permita que o nervosismo atrapalhe o seu desenvolvimento. Pergunte e esclareça todas as suas dúvidas, afinal, essa é uma etapa de aprendizado e todos os profissionais estão ali com o objetivo de tornar você e os outros residentes médicos melhores e mais capacitados.
Construa seu networking
A residência médica é a primeira etapa da sua vida enquanto especialista. Apesar da preparação para a prova da residência ser uma etapa solitária, sua especialização não é e nem precisa ser. Durante todo o curso você vai estar cercado de outros profissionais, tanto residentes da sua e outras áreas como médicos já formados e consagrados.
Utilize essa etapa para fazer boas conexões profissionais, crie uma rede de contatos. Trabalhando com seu próprio consultório ou em empresas privadas elas serão ainda mais úteis.
Lembre do seu trabalho de conclusão
Em muitas instituições é necessário fazer um trabalho de conclusão para ter direito ao diploma. Apesar do tempo corrido, é importante pensar no TCC desde o primeiro ano. Reflita sobre os temas que mais te interessam e pense maneiras de adiantar o conteúdo e otimizar seu tempo quando a hora de entregar ele chegar.
Descanse
Tão importante quanto a sua dedicação ao trabalho/estudo é o seu descanso. Lembre-se que para além da residência você possui uma vida com várias coisas que a compõem. Se você não estiver bem, não vai conseguir reter informações e a residência se tornará muito menos proveitosa. Assim, separe um tempo para você mesmo e descanse.
Leia Mais: