Um bom resultado na prova de residência médica é fundamental para quem quer ser aprovado na banca dos seus sonhos. Dessa maneira, além dos estudos e revisões que você deve fazer antes da prova, alguns comportamentos na hora da prova podem fazer a diferença no seu resultado. Neste texto, separamos dez dicas para melhorar o seu desempenho nas provas de Residência Médica, confira!
Calcule seu tempo
Divida o seu tempo total de prova, para que você controle melhor e não tenha surpresas no final. O ideal é deixar a hora final para responder poucas questões, revisar rapidamente e preencher o gabarito. Assim, separe em torno de 10% das perguntas para essa hora final e o resto divida igualmente pelas horas que restam.
Por exemplo, numa prova como a de Acesso Direto SUS-SP, em que o futuro residente tem 4 horas para responder 100 questões, faça 30 questões a cada 1 hora. Em 3h de prova você já terá respondido 90 questões e terá mais uma hora para responder as 10 que faltam, fazer uma rápida revisão e marcar o gabarito. Cada vez que o fiscal avisar que passou uma hora de prova, conte quantas questões você já respondeu e acelere, caso tenha feito muito menos de 30 questões, ou diminua o ritmo, caso tenha feito muito mais.
Resolva questões fáceis primeiro
O exame para residência médica costuma ser bem longo, muitas bancas tem 100 questões nas provas de acesso direto. Assim, no início, que é o momento que você está mais ansioso e mais descansado, resolva questões dos assuntos que já domina (siga sua ordem de conhecimento das áreas).
Se você domina mais Clínica Médica e Medicina Preventiva e Social, por exemplo, ao pegar a prova resolva as questões sobre esses assuntos primeiro, seguindo em ordem decrescente dos assuntos que você mais domina. O objetivo é acertar algumas questões mais fáceis, para conseguir ficar mais tranquilo e com isso ter mais confiança no seu conhecimento.
Circule e deixe as questões difíceis para depois
Seguindo a linha da primeira dica, faça as questões priorizando o que considera fácil primeiro. Quando ficar em dúvida ou não lembrar do assunto, circule e pule estas questões - é muito importante que no início da prova, quando você estiver mais descansado, aproveite para responder o que tem mais chances de acertar. O que não sabe ou ficou em dúvida, fica para o final. Depois que terminar todas que tem certeza, aí você volta para as que pulou e lê atentamente para arriscar chegar na resposta correta.
Assim, no começo da prova, como dito anteriormente, faça as questões mais fáceis para ficar mais seguro e revisite no final as difíceis, caso o tempo seja apertado você sabe que respondeu primeiro o que já tinha mais chances de acertar.
Entenda as questões primeiro
Não leia o enunciado já pensando no que você conhece do assunto, pois isso pode tirar a sua atenção para o objetivo da questão. O primeiro passo é entender o que a banca está perguntando e só depois seguir para as alternativas. Leia atentamente o enunciado - depois circule o que a banca deseja saber - depois pense o que conhece do assunto e aí você estará pronto para decidir qual a alternativa correta, mas sempre voltando para confirmar se respondeu ao que foi pedido.
Preste atenção nas alternativas
Para otimizar seu tempo ao responder questões, ao ler as alternativas, elimine as que você tem certeza que estão erradas ou não respondem ao que foi pedido - suas chances de acerto vão aumentando a cada eliminação.
Mas tenha cuidado com as questões que pedem a alternativa ERRADA (sempre buscamos o que é correto) ou aquelas que querem combinações entre corretas e erradas (nestes casos, as alternativas que você tem certeza já devem servir para eliminar algumas e aumentar suas chances de acerto). Preste atenção ao enunciado e responda por eliminação.
Maneje seu nervosismo
Todas as vezes que você sentir que está ficando nervoso, dê uma pausa e respire, até conseguir ficar calmo novamente. Lembre-se que quando nervoso, você termina perdendo a atenção muito fácil e, muitas vezes, não conseguirá chegar na resposta correta.
Ir ao banheiro e andar um pouco, fazer uma meditação rápida respirando de forma controlada algumas vezes são medidas que ajudam bastante nessas horas. Pense em coisas positivas e lembre de todo o esforço que você fez até chegar a hora da prova. Não vai entregar os pontos agora, né? Respira e segue!!!
Faça pausas
Dê pequenas pausas a cada uma hora de prova para relaxar um pouco e um intervalo maior entre a segunda e a terceira hora, inclusive fazendo um lanche, para recuperar a energia. Ir ao banheiro ajuda, pois você caminha e alonga um pouco, relaxando mais durante o processo. Ao calcular seu tempo para fazer o exame, separe entre 5 a 10 minutos para descansar, comendo ou indo ao banheiro e andando um pouco.
Leve comida
A prova de residência médica é longa, com normalmente quatro horas para as provas de acesso direto. Por isso, leve líquidos e lanches para se hidratar e repor a energia durante a prova. Mas atenção: escolha alimentos de rápida absorção que lhe darão energia mas não te deixará estufado e que você poderá consumir rapidamente. Assim, água, barrinhas de cereal, frutas e sanduíches são ótimas opções.
Mantenha suas respostas
Não mude seu gabarito de forma nenhuma! Só mude um gabarito já marcado, caso consiga justificar o motivo. Depois que você decidir qual alternativa responde ao que foi pedido, não mude mais! Confie no seu conhecimento, você estará inseguro e dúvidas podem surgir porém, se você não tiver um bom argumento sobre porquê a outra alternativa é melhor, não a troque.
Atente-se ao gabarito
Tenha muito cuidado quando for marcar o seu gabarito. Não passe muitas respostas de questões ao mesmo tempo para a folha de resposta, pois caso você pule alguma questão, ficará prejudicado em várias outras. O ideal é passar questão por questão, verificando sempre o número de cada uma e qual a letra que responde. Outra dica é usar o seu documento de identidade como régua para facilitar a marcação.
Conclusão
Temos certeza de que essas dicas poderão te ajudar muito. Porém, é importante que você teste-as durante os simulados, para que isso acabe se tornando seu comportamento natural, pois, se no momento da prova você tentar ficar lembrando regras vai acabar perdendo a concentração no que é principal: ACERTAR QUESTÕES!
Leia mais:
- As habilidades não técnicas essenciais para ter sucesso na residência médica
- Questões de Residência Médica: Aprenda de forma estratégica como estudar
- Dicas para escolher a melhor instituição para realizar a residência médica
- Residência Médica: Como funciona e quais as mais procuradas para 2024?
- Teste vocacional Residência Médica: qual especialidade fazer?
- Confira 5 hábitos comuns dos aprovados em Residência Médica